Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

Glossário de produtos da Amazónia e do Nordeste brasileiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE PRODUTOS BRASILEIROS, NOMEADAMENTE DA AMAZÓNIA




Este mini glossário reúne os produtos que menciono nas crónicas de São Paulo, facilitando a sua leitura. Há produtos típicos da Amazónia e outros de todo o Brasil.

 

Produtos típicos da Amazónia




Aviú - pequeno camarão seco

Bacuri - fruto semelhante ao mangustão

Cajá: fruto do género Spondias, proveniente da cajazeira. Existe nesta região e em quase todo o Nordeste.

Cumaru - fava tonka

Cupuaçu - é uma semente grande como o cacau. Serve para fazer sumos e com ela faz-se o cupulate, umaespécie de chocolate de bom sabor. Aparece em gelados e está já a ser utilizada em bombons e em barras com resultados satisfatórios.

Jambu - planta (folha) que adormece a boca durante alguns minutos. Nada de grave, sente-se um pequeno picotar e depois um leve adormecimento da boca que dura 2 ou 3 minutos. O sabor é intenso e muito característico e fácil de identificar.

Jiquitaia - conjunto de pimentas torradas acrescentadas de sal (típica dos índios Baniwa, do Alto rio Negro)

Pirarucu - peixe de rio, pode atingir algumas centenas de quilos. Existe também em regime de piscicultura. Tem carne branca de boa textura, ideal para ganhar sabor nas moquecas, com caldos de tucupi ou certos molhos. Tal como o bacalhau, tem boa tetxura para a salga.

Tucupi - é a chamada mandioca brava. Não tratada, esta mandioca é tóxica, mas não se entusiasme, comer tucupi não é propriamente uma aventura como o fugu...

 

 

Acarajé - bolinhas de feijão-frade fritas em dendém e recheadas com camarão, etc. (origem africana)

Cartola - combinação clássica de banana com queijo coalho originária do Pernambuco

Carne-de-sol: carne levemente salgada e posta a secar ao sol, típica do nordeste brasileiro. Não dura tanto tempo quanto a carne seca, mas em compensação mantém a suculência e o sabor.

Dendém, azeite ou óleo de - gordura proveniente de uma palmeira, trazida pelos africanos que o utilizavam nas moambas, por exemplo, e muito vulgar na cozinha baiana.

Doce de leite - pasta obtida através da redução do leite em lume muito brando durante várias horas até ficar de cor acastanhada.

Inhame - originário de África, foi trazido pelos escravos tal como a malagueta, a banana e o dendém. É uma raiz

Lima-da-pérsia - Citrus limettioides, é um citrino com polpa pouco ácida, trazida do Norte de Africa para o Brasil pelos Portugueses, uma vez que não se adaptava o nosso clima.

Mangustão  - fruto de tamanho médio, com pola branca muito saborosa

Manteiga de garrafa - manteiga líquida comercializada em garrafa. A manteiga sofre uma espécie de clarificação, sendo levada a lume muito brando durante horas, enquanto os sólidos vão sofrendo um processo de caramelização e dão origem a sabores a frutos secos.

Palmito - é retirado sobretudo da palmeira içara (Euterpe edulis), em perigo de extinção devido à sobre-exploração. Como alternativa, os chefs propõem actualmente o palmito de pupunha.

Pupunha - espécie de palmito, fruto de uma palmeira (Bactris gasipaes) que não se encontra em perigo de extinção devido a sobre-exploração como é o caso do palmito. Os papagaios adoram comer pupunha, que pode transformar-se em farinhas ou óleos, depois de cozida em água e sal. É da família do açaí.

Queijo coalho - é nordestino. Originalmente o leite coalhava através das bactérias do estômago de animais acabados e matar, actualmente este processo é feito com coalho industrial. É costume servi-lo grelhado, na ponta de um espeto. Tem textura inconfundível, leve, mas emborrachada, que chia nos dentes.

Queijo da serra de Canastra ou queijo de Canastra - é um queijo iegal, produzido nesta serra de Minas Gerais, com leite cru, o que é proibido no Brasil.  Na sua origem está o nosso queijo da serra da Estrela, mas diferentemente deste o leite é de vaca..

Sarapatel - prato trazido da Índia pelos portugueses, semelhante ao sarrabulho, com sangue e fígado.

Tapioca - derivado da mandioca, uma espécie de sêmola grossa

 

 





2 comentários

Comentar post