Este é o folar sem o qual a Páscoa não é Páscoa. Aprendi a fazê-lo desde sempre com esta minha querida avó, mulher transmontana de Macedo de Cavaleiros. É muito simples de fazer, nada receiem. 

 





80 g de fermento de padeiro

1 colher de chá de açúcar

1 copinho de leite morno

200 g de manteiga derretida

1 fio de azeite

12 ovos inteiros

1 colher de café de sal fino

1 kg de farinha de trigo

muitas e diversas carnes: toucinho salgado (mas não bacon) cortado em fatias, presunto, chouriço e outros enchidos a seu gosto

 



1) Numa tigela média, esmague o fermento com um garfo e acrescente um pouco de leite morno e o açúcar. Desfaça o fermento no leite. Cubra a tigela com um pano e leve ao forno previamente aquecido a 50ºC, mas desligado. Reserve enquanto leveda (até aumentar muito de volume). Como alternativa, coloque a tigela do fermento dentro de outra com água morna. Este processo leva mais ou menos 1 hora.



 

O fermento a levedar




 

2) Quando o fermento tiver levedado, misture-lhe a manteiga derretida e o fio de azeite e bata com uma colher de pau. Junte os ovos previamente batidos e o resto do copinho de leite. Em seguida, incorpore a farinha batendo na máquina com o batedor das massas até a massa ficar elástica. Pode ter de levar mais um pouco de farinha.


3) Ponha a massa a levedar na tigela tapada com um cobertor em sítio quente. Para esta fase conte com mais 1 hora. Quando tiver crescido, deite a massa sobre a bancada da cozinha e amasse-a à mão como se estivesse a lavar roupa.




 

 

 

 

A massa levedada

 

4) Unte uma forma redonda alta ou um tabuleiro com manteiga ou azeite. Espalhe um terço da massa em camada fina no fundo e cubra com metade das carnes. Espalhe mais um terço da massa, o resto das carnes e novamente a massa. Pincela-se com gema de ovo e vai ao lume a 170ºC. Meta um palito comprido no centro até ao fundo para verificar se já está cozido. O tempo de forno ronda os 45 minutos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A primeira camada de massa só com o toucinho

 

 

 

 

 

Pronto para ser pincelado com ovo e forno








Acabado de sair do forno