Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

PASSEIO PARA AMANHÃ DOMINGO

 

Saia de casa cedo amanhã. Vá até às Avenidas Novas, um óptimo bairro para se passear.

Comece por um pequeno-almoço calmo no Pão Nosso, esquina da Miguel Bombarda com a Marquês de Sá da Bandeira. O sistema desta padaria é curioso. Cada dia da semana recebem pães de diferentes proveniências. Têm uns bons papo-secos, bem apessoados na sua côdea, dão vontade de começar logo pelas maminhas. O pessoal é muito simpático e há jornais do dia para ler.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois é só atravessar a rua e entrar na Gulbenkian para ver uma bem estruturada exposição sobre o século XX: “Sob o signo de Amadeo, Um século de arte”. O seu miolo são os quadros de Amadeo de Sousa Cardoso que já estiveram na anterior exposição na Gulbenkian, complementados por outros autores representativos das artes plásticas do século XX. Deixo-lhe aqui dois ou três que mais me tocaram. Sou grande apaixonada de Amadeo e dou-lhe de conselho que atente nas datas dos quadros e veja todo o futuro da pintura do século XX já ali desenhado.

Ao Domingo a entrada é grátis de manhã.

Entre as minhas preferências estão estas obras.






 

Amadeo, "Cozinha da casa de Manhufe", 1913





Vespeira, "O Menino Imperativo", 1952







 

 

António Soares, "Natacha", 1928



 

 Ângelo de Sousa, uma de quatro telas,  sem título, anos 80.


 

 

Saia da exposição pelo lado da cafetaria (que tem a esplanada toda renovada) e dirija-se novamente à saída da Marquês de Sá da Bandeira para comer um gelado na nova gelataria Ice Gourmet do chef Bertílio Gomes. O espaço está muito bonito e a esplanada convida a sentar e relaxar. Um dos meus sabores preferidos é o eucalipto. Depois diga-me o que acha.

 



 








 

 



 

Arte no jardim





 

Continuando no Orfeu, faça uma visita à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, de arquitectura modernista da autoria de Pardal Monteiro e com vitrais da autoria de Almada Negreiros. Uma revolução em 1938. Entre e veja a beleza dos candeeiros e das estátuas em madeira nas capelas. Depois não deixe de ir à capela de Nossa Senhora da Piedade, logo na entrada, para ver aqueles que são os meus vitrais preferidos de Almada Negreiros. A capela convida ao recolhimento, deixe-se ficar um momento.




 

 


 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post