Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

VIRIATO NO PRATO: SERRA DA ESTRELA 2

IMG_6507.jpg

 

Tendo passado a noite no hotel H2O, resolvemos almoçar na localidade, Unhais das Serra, num curioso restaurante temático, Lenda Viriato, para o qual se pode ir a pé do hotel. Antes do almoço, um passeio pela bonita aldeia é de rigueur. Há várias lojas abertas ao fim-de-semana, com os lindíssimos e quentinhos produtos da região: mantas de lã, pantufas, luvas e chapéus, etc. Eu trouxe uma manta suave e de bonito padrão geométrico e botas-pantufas e luvas para a minha neta.

O restaurante segue o tema da luta dos lusitanos contra o invasor romano. Por muita simpatia que eu tenha pelos povos oprimidos, sempre torci pelos romanos e pala sua cultura contra a dos bárbaros. Porem, o meu coração está com Viriato, o primeiro herói a lutar pela nossa autonomia, numa história que inclui a traição (provavelmente, toda a lenda será de origem romana), devidamente punida. Enquanto comemos vamos vendo essa história contada nas paredes do restaurante através das boas reproduções das armas lusitanas, pelos trajes dos empregados de sala, vestidos de romanos ou de lusitanos e pela divertida encenação em que é contada a história de Viriato. A ementa completa a lenda através do uso de produtos locais, como os enchidos e os queijos, o cabrito, a caça, as trutas ou as papas de carolo, em pratos saborosos e fartos. Além de boa qualidade das carnes, saliente-se a variedade de bons acompanhamentos que as valorizam. Boa comida aliada a um ambiente leve e divertido, ideal para contar com orgulho a nossa história às crianças.

 

Convém telefonar a reservar

 

Lenda Viriato

http://lendaviriato.pt

R. de Santo Aleixo 16, 6215-698 Unhais da Serra

Tel:  275 971 252

 

IMG_6473.jpg

 Entra-se no restaurante através da reconstituição de uma casa dos lusitanos. Neste localfoi durante dezenas de anos o forno comunitário de Unhais da Serra.

 

IMG_6487.jpg

 Pasta de azeitona

 

 

IMG_6485.jpg

Uma belíssima broa e pão de centeio 

 

 

IMG_6489.jpg

Os folhados de alheira, o que menos recomendo: muita massa (pesada) e pouco recheio

 

 

 

IMG_6492.jpg

O cabrito, boa matéria prima, frescura e boa confecção 

 

IMG_6493.jpg

 

Acompanhamento de cogumelos

 

 

IMG_6494.jpg

 

Um refrescante acompanhamento de couve para a caça

 

IMG_6496.jpg

Veado estufado, muito bem temperado sem exageros vínicos e com a carne macia

 

 

IMG_6499.jpg 

O javali, na linha do veado 

 

 

IMG_6500.jpg

As batatas eram deliciosas de qualidade 

 

IMG_6502.jpg

 

Pudim de abóbora: as sobremesas são louvavelmente tradicionaisIMG_6503.jpg

 Nas paredes também se conta a história dos lusitanos 

 

 

 

IMG_6553.jpg

e do púlpito também