Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

APRENDER A COZINHAR COM NUNO DINIZ

A turma com o professor Nuno Diniz

Pelo exemplo da disciplina Culinary Arts, leccionada em inglês na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa pelo chef Nuno Diniz, o ensino da cozinha parece estar de boa saúde. Há bastante tempo que tinha planeado ir a um dos almoços das quartas-feiras totalmente concebido e confeccionado pelos alunos e finalmente consegui vaga nesta semana.

A turma é heterogénea em idades e em nacionalidades, incluindo, por exemplo,  um americano e duas tailandesas. Cheguei mais cedo para, com a concordância do Nuno, poder assistir ao trabalho dos alunos. Gostei de os ver muito calmos e autónomos, a trabalharem em equipa, tarefas distribuídas como se de uma verdadeira brigada de cozinha se tratasse. Gostei ainda mais de ver que todos dominavam as técnicas clássicas.

Em seguida, gostei muito da refeição. Foi equilibrada no seu seguimento e sobretudo toda ela feita com recurso a produtos vulgares. O único luxo foi a carne usada ser Barrosã. A carne com nome ainda continua infelizmente a ser um luxo em Portugal, quando temos magníficas raças autóctones de gado vacum, suíno e caprino.

No almoço foram usados raízes e tubérculos, tão ao gosto do Nuno Diniz. que muito os tem promovido. Cozidos, grelhados em purés ou salteados, os legumes brilharam na refeição. Correctíssimo foi o ratio legumes-proteína, com grande vantagem dos primeiros, como deve ser numa dieta mediterrânea.

O preço da refeição é de 15 euros, uma belíssima relação preço-qualidade. Não admira que o restaurante da escola esteja sempre cheio às quartas. Infelizmente, as aulas vão acabar daqui a 15 dias, e os almoços também.

Parabéns ao Nuno Duniz, à turma que dirige e à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Obrigada à Suzana Parreira, do belíssimo blog Gourmets Amadores (http://gourmets-amadores.blogspot.pt), que fez todas as fotos.

 

 

 

 

 Ovo, creme queimado de cogumelos, parmesão

 

 

Parfait de cebola, crumble de coentros, camarões em açafrão e polme de batata-doce
Morcela grelhada, puré de couve-flor, maçã e migas de brioche
Xerovia, romã, choucroute e peito de vitela barrosã
Bolo de mousse de chocolate e amendoim com gelado de tangerina e gengibre

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.