Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

DE BACALHAU?

 

IMG_3485.JPG

 

 

Quando me sentei à mesa deste restaurante dedicado ao bacalhau e chamado De Bacalhau, completamente lotado para o almoço,nunca pensei que iria comer tão mal. Pelo contrário, o restaurante era temático, portanto esperava no mínimo, uma boa matéria-prima: bacalhau de boa qualidade salgado e seco segundo os modos tradicionais. O que lá encontrei ficou longe disso. 

A refeição foi toda de má qualidade: maus produtos trabalhados por técnicas mal usadas. Comecei por uma patanisca tipo sonho, com sabor mas com espinhas. Depois, um pastel de bacalhau, que apenas sabia a puré de batata temperado com noz-moscada. O bacalhau era muito escasso, praticamente ausente. O Bacalhau à Brás era para lá de mau, uma espécie de papa de origem desconhecida que vinha a largar uma aguadilha. O peixe que por lá andava não me pareceu bacalhau, nem do mau, daquele em lascas. A batata apresentava-se em filamentos cozidos e moles. Não consegui passar da primeira garfada. Já muito desiludida, ainda arranjei coragem para provar o prato do meu vizinho, um peixe de textura muito mole, sem qualquer sabor, nem sequer a sal, que, muito maltratado dividido em pedaços fibrosos, nem cru nem cozido, num banho de azeite e alho. 

Não percebo como é possível ter um restaurante cujo tema é o bacalhau, que se chama De Bacalhau e que apresenta pratos tão mal confeccionados e com produto piscícola de qualidade tão inferior.

O bacalhau está ameaçado. Por um lado, na sua cura tradicional. Hoje em dia, muitos restaurantes compram lombos de bacalhau de meia cura de origem espanhola, que até são agradáveis mas diferentes do tradicional a que nos habituámos há muitos anos. Intolerável, é a substituição do bacalhau pelo paloco, também um gadídeo da família do bacalhau, mas de qualidade muito inferior.

Por outro, estão ameaçadas as receitas de bacalhau que hoje são feitas de qualquer maneira, sem qualquer respeito pela origem e tradição. se um restaurante anuncia um bacalhau à Brás, espera-se a receita original e não fantasias fantasiosas destinadas a embaratecer o prato.

 

IMG_3484.JPG

 

 

2 comentários

Comentar post