Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

FEIRA DE QUEIJOS EM SERPA, A NÃO PERDER

IMG_2046.JPG

 

 

Sábado dia 25 de Fevereiro, haverá um engarrafamento em Serpa: um rebanho das ovelhas que dão o seu leite para o fabrico do especialíssimo queijo vão atravessar a cidade! Tudo isto porque aí se realiza uma grande feira de queijos durante os dias de 24, 25 e 26, a Feira do Queijo do Alentejo.

Tive esta semana a oportunidade de provar não só o famoso Serpa DOP, mas também diversos queijos que os produtores da região têm vindo a desenvolver, nomeadamente complementados com outros produtos da região. É bom ver uma Câmara Municipal tão interessada na promoção do queijo, um verdadeiro tesouro da região.

 

Cartaz_feiraqueijo2017.jpg

 

 

 

 

Sou uma grande fã do requeijão de Serpa, que, na minha opinião, claro, dá origem às melhores queijadas do mundo. Com o requeijão fazem-se incríveis e rápidas sobremesas, como esta criada pelo José Bengaló (Chef e proprietário do Maresias, na Parede).

 

 

 

IMG_2058.JPG

 

Para quem procura um programa de fim-de-semana e gosta de queijo, a não perder esta feira. Além de mais de uma centena de produtores, haverá também Cante Alentejano, que sempre me fascinou. Showcookings dos chefs José Bengaló (também para crianças) e de Henrique Mouro (restaurante Bagos, Chiado).

 

E, claro, restaurantes no recinto. E fora dele, que não faltam lá dos bons.