Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

O 1º DE MAIO EM CASCAIS

 

 

 

 

 

A famosa jornada de luta dos trabalhadores teve origem numa greve em Chicago a 4 de Maio de 1886, tendo a data sido aprovada em 1889, na Segunda Internacional, já sem os anarco-sindicalistas.

Por todo o país se aproveita este feriado para celebrar as Maias, festas de origem pagã que evocam a renovação da vida e o fim do ciclo do Inverno. Os campos estão cobertos de giestas, flores que são aproveitadas para decorações de exteriores, de gado e de pessoas, trazendo à lembrança a padroeira  romana da fecundidade, a deusa Maia.

 

 

 

 

 

Em Lisboa havia o costume de se ir às hortas nesse dia. O povo de Cascais faz piqueniques na serra de Sintra, sendo que as gentes ligadas ao mar têm o costume de cozinhar uma grande e familiar caldeirada junto à praia do Guincho.

 

 

 

 

 

 

 

 

Este ano fui convidada pela Dona Aurora, que tem uma belíssima banca de peixe na praça de Cascais, onde costumo abastecer-me, para partilhar a sua caldeirada. Faz-se a festa com música e danças, e nada destas tradições pode a troika roubar-nos. Aqui ficam as fotos. Acerca de caldeiradas e respectiva receita, ver aqui no blog.

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.