Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

O MELHOR DOCE DE FRUTA

 

 

IMG_0035.JPG

 

 

A fruta que melhor me sabe é a de Verão, apanhada directamente da árvore e saboreada de imediato. Na boca, entra o calor do sol presente na polpa madura e a doçura explode e enche-nos de felicidade.

Aproveitar esta doçura da fruta amadurecida na árvore para fazer uma compota é outra felicidade. Hoje deixo-vos aqui uma receita para fazer doce de fruta, cuja receita encontrei no livro Receitas Escolhidas de Maria de Lourdes Modesto. Tive a sorte de comprar há dois dias uns aromáticos morangos no Minipreço (variedade Amandine, da Sudoberry, Sudoeste do Alentejo) e, assim que abri a embalagem, pensei logo em transformá-los em doce. Fica aqui a foto da marca. Se os encontrarem, não hesitem em comprar, para os comerem ou para os transformarem em doce ou em polpa. A polpa pode ser congelada para batidos, por exemplo.

O que esta receita tem de bom é, em primeiro lugar a facilidade da sua execução. Em apenas 15 minutos, o doce fica pronto. Em segundo lugar, como fervem pouco tempo, o sabor fica preservado. Experimentem com outros frutos de Verão: pêssegos, ameixas, alperces e até cerejas.

Aqui fica a receita, que obriga a 24 horas de maceração. Este passo é fundamental. Se a fruta não estiver muito madura, este tempo pode ir até às 36 horas.

 

 

IMG_0021.JPG

IMG_0022.JPG

 

Os morangos a macerar

 

 

IMG_0031.JPG

 

A calda obtida

 

 

 

 

 

morangos

 

Os morangos da Sudoberry 

 

 

Para 1,5 kg de fruta arranjada use 1,2 kg de açúcar e o sumo de 1 limão.

 

  • Numa tigela grande, coloque a fruta e cubra com o açúcar. Mexa para envolver. Passado 1 hora, volte a mexer. Eu fui sempre mexendo, ao longo do tempo de maceração. Ao longo deste período, vai-se formando uma calda.
  • Coloque a fruta num coador, e ponha este sobre uma tigela. Deixe escorrer a calda durante cerca de 15 minutos.
  • Leve a calda ao lume durante 5 minutos, ou até atingir 104ºC (se tiver um termómetro de açúcar, use-o, é mais rigoroso).
  • Sem retirar do lume, junte o sumo de 1 limão, mexa e adicione a fruta. Mexa. Deixe ferver mais 5 a 10 minutos, conforme queira o doce mais ou menos preso.
  • Divida por frascos previamente fervidos. Deixe arrefecer e coloque as tampas.

 

 

 

IMG_0034.JPG

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post