Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

OS 86 DE MARIA DE LOURDES MODESTO

MLM com chefs.jpg

 

 

 

OS 86 DE MARIA DE LOURDES MODESTO

 

São 86 anos de muito trabalho e de contribuições inestimáveis para a cozinha portuguesa. Maria de Lurdes Modesto costuma dizer que a sua área é a da cozinha das famílias e da tradição, mas não é bem assim. Hoje, o seu maior grupo de fãs está entre os jovens cozinheiros, a maioria dos quais já não teve mães ou avós capazes de lhes ensinarem os comeres tradicionais. José Avillez chama-lhe muito apropriadamente «avó», porque é o que MLM se tornou para esses mesmos cozinheiros, a avó que lhes vai ensinando as bases da cozinha tradicional.

 

 

IMG_9954.JPG

 

IMG_9964.JPG

 

MLM brinca com a costumeira pose do amigo Vítor Sobral

 

 

 

 

 

 

IMG_9968.JPG

 

Leonel Pereira apresenta o seu prato a MLM

 

IMG_9978-1.JPG

 

Da esq. para a dta:  Miguel Laffan, José Avillez, Vítor Sobral, leonel Pereira, Rui Silvestre e Hugo Nascimento

 

Teresa Vivas, da Chef’s Agency e amiga de MLM, teve a feliz ideia de homenagear (a homenageada disse que prefere a palavra «acarinhar») os seus 86 anos através de um almoço elaborado por 6 chefs e para onde foram convidadas 14 amigas, entre as quais eu afortunadamente fui incluída. Três são os chefs por quem Maria de Lourdes nutre especial amizade e admiração: Vítor Sobral, José Avillez e Leonel Pereira. O Hugo Nascimento fez parelha com Sobral e Miguel Laffan (de regresso em força ao L’AND, em Montemor) e Rui Silvestre (do Bon Bon algarvio), também agenciados da Teresa, juntaram-se ao distinto lote.

O resultado foi um almoço magnífico com um acúmulo de 5 estrelas Michelin, em que cada um dos chefs fez um prato e veio apresentá-lo à mesa. Aqui fica a lista:

 

 

raia MLM.jpg

 

Rui Silvestre: asa de raia, alho francês e enguia fumada

Miguel Laffan: Salmonete de Setúbal com açorda de berbigão, lulas salteadas, caldeirada e salada de pimentos (infelizmente não registei este prato fantástico)

 

 

choco Leonel.jpg

 

Leonel Pereira: Dobrada de choco com morcela do mar

 

 

 

cozido avillez.jpg 

José Avillez: Cozido à portuguesa

 

IMG_9976.JPG

 

Vítor Sobral: Abade de Priscos, Pudim de azeite e torta de laranja

 

O bolo de aniversário foi de chocolate e da autoria do Francisco Siopa.

 

A festa esteve alegre e descontraída porque essas são as notas que Maria de Lourdes Modesto sempre toca. A surpresa que teve ao chegar à KUC, um showroom de cozinhas, e ver os chefs e as convidadas que a esperavam causou-lhe muita alegria, já que pieguices não são coisas dela.

 

Maria de Lourdes faz parte de uma tríade que «toma conta» da cozinha portuguesa há muitos anos, sendo os outros dois José Quitério e José Bento dos Santos. Quitério está reformado. Bento dos Santos menos activo na gastronomia. Contamos com MLM, para continuar a influenciar os meios gastronómicos.

 

 

IMG_9981.JPG

MLM, com uma Flama em que aparece no seu célebre programa de televisão, frisou que o avental, tal como quase todos os que usava, eram oferta dos espectadores do concurso.