Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

OS NOVOS CLÁSSICOS DA COZINHA TRADICIONAL PORTUGUESA

IMG_1987.JPG

 

Os pratos das Esquinas do Vítor Sobral são já uns clássicos. Muitos deles podiam fazer parte do célebre livro de Maria de Lourdes Modesto, Cozinha Tradicional Portuguesa. Finalmente, alguém incorporou nos nossos pratos as influências que recebemos das colónias, sobretudo ao nível dos produtos, e enriqueceu formalmente a nossa cozinha. O resultado, quando se usaram as boas práticas e os cozinheiros têm palato e mão, é espectacular. Reflexões que me vieram à boca a propósito de um almoço na Tasca da Esquina.

 

Hugo nascimento

 

 

 

O tema era Angola e Brasil. Dois países que parecem semelhantes mas são muito diferentes. Vivi nos dois, tenho saudades dos dois. A uni-los estão produtos idênticos, que, muitas vezes, viajaram de um para o outro. Para matar saudades dos dois, pedi ao Hugo Nascimento, um dos chefs que muito admiro, que me preparasse um menu Fique nas Mãos do Chef com os sabores das Esquinas tropicais. Foi uma delícia. Adorei um dos pratos mais simples de todos: quiabos grelhados com mandioca cozida (no Nordeste do Brasil chamam macaxeira e aipim à mandioca mansa). Amo quiabos, o sabor e sobretudo as várias texturas: a fibrosidade das vagens, a gelatinosidade que lhes sai das entranhas e o pop das sementes.

 

IMG_1986.JPG

 

 

Gostei também da moira assada com farofa de mandioca e amendoim. Cores espectaculares.

 

 

IMG_1984.JPG

 

 

 

Excepcional o prato que veio a seguir: uma bola de enchidos grelhados no carvão militremicamente cortada em quadradinhos distribuídos por duas espetadas, cobertas com bagas de romã e complementada por um sabor completamente inesperado: o do cacau em pó. Casamento celestial o dos enchidos com o cacau. É a primeira fotografia do post.

 

 

A seguir, chegou uma moqueca, mas muito leve, sem o óleo de dendém. Uma base levemente refogada de cebola, tomate e leite de coco servia de contraponto à magnífica garoupa. A complementar, a textura e a doçura das migas de manga.

 

IMG_1988.JPG

 

 

A terminar, as sobremesas clássicas da Tasca: mousse com cerejas, farófias e crème brulée.

 

 IMG_1989.JPG