Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

RUMO À PIZZA PERFEITA

021.jpg

 

Uma das recentes tendências da gastronomia foi a valorização de produtos e pratos há muito desvalorizados, em geral pela sua vulgarização na fast food. Tal foi o caso do hambúrguer e da pizza. Recordo-me de aqui há uma dúzia de anos do meu espanto num dos bistrots nova iorquinos de Daniel Boulud quando vi na carta (e comi) uns mini hambúrgueres «de luxe» preparados com o objectivo da perfeição. Hoje é o que se sabe em todo o mundo.

 

006.jpg

 

 

028.jpg

 

 

 

É este upgrade rumo à perfeição que Tanka Sapkota, de ascendência nepalesa, fez com um produto napolitano, a pizza, a fim de abrir uma pizzaria, o Forno d’Oro, em Lisboa. Tanka era já dono do italiano Come Prima.

Depois de estudar em Itália com os melhores, Tanka criou uma massa à napolitana, de grossura média e com o característico rebordo com bolhas de ar, levedada com um fermento natural. E para a cozer, erigiu um verdadeiro monumento, uma espécie de templo hindu à pizza, um forno todo forrado a ouro por fora, mas cujo verdadeiro tesouro está por dentro: a pedra vulcânica da zona de Nápoles que permite cozer uma pizza a 460ºC durante apenas 75 segundos. Depois a massa é coberta com um molho de tomate fresquíssimo e com o mozarela, que não se espalha por toda a massa, antes fazendo as típicas manchas. O resultado é uma base deliciosa, que se come com prazer sem mais que um fio de azeite. Mas Tanka junta-lhes coberturas clássicas e originais, procurando usar bons produtos portugueses, como morcela, requeijão, a alheira, paio e bacalhau fumado. Curiosidade: a interminável lista de cervejas artesanais que se oferecem em casamento às pizzas. Quando for ao Forno d'Oro deixe de lado a faca e o garfo. Este tipo de massa de pizza está mesmo a pedir para ser enrolado e comido à mão.

Uma palavra final para a decoração de Cristina Santos Silva que casou muito bem a imponência dourada do forno com a discrição dos brancos.

 

011.jpg

016.jpg

 

 

 

FORNO D’ORO

Aberto todos os dias

Almoço 12h - 15h  

Jantar 19h - 23h

Tel. 213879944

Rua Artilharia Um, 16, Lisboa

 

 

2 comentários

Comentar post