Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

TOMBALOBOS NO TIVOLI

 

Começa amanhã o segundo evento do Portugal de Norte a Sul, que traz ao restaurante Terraço, do Tivoli Av. da Liberdade o que de melhor se faz nas nossas cozinhas regionais. Desta vez, brilha o Alentejo, com uma ementa que evoca o montado, um ecosistema alentejano tipicamente mediterrâneo, e pretende despertar todos os nossos sentidos. Lembra-nos os sons do porco de raça alentejana, os cheiros das estevas e das ervas aromáticas, as silhuetas especiais do sobreiro e da azinheira. Lembra-nos as culturas de todos os povos que por ali passaram e deixaram o seu legado. Os Árabes que no Alentejo deixaram o culto das migas e das sopas de pão e as plantações de citrinos. E Os Romanos que elevaram o porco ibérico a iguaria.

As refeições que vos são propostas representam uma verdadeira viagem guiada pelo chef José Julio vintém, do restaurante Tombalobos, e transmitem uma mensagem de amor por todos os produtos naturais do Alentejo representados por diversos produtores que se associaram a este evento.

Os vinhos aconselhados, a copo ou em garrafa, são da Herdade da Calada aqui representada pro Caladessa Branco e Tinto.

 

 

O Joaquim Arnaud traz da herdade da Pavia o presunto e os enchidos e o azeite, incorporados na ementa de José Júlio Vintém.

 

 

O Jean-Paul Brigand, produtor da costa alentejana, trouxe os seus citrinos, de origem asiática na sua maioria, que contribuem com uma agradável acidez tão apreciada actualmente na alta cozinha. Os calamansi foram adoçados em caldas e substituem a ameixa de Elvas num feliz casamento com a sericaia, e a folha da combava ou lima keffir, tempera as azeitonas dos olivais alentejanos.

 

A doçura dos conventuais alentejanos é fielmente recriada pelas mãos da doceira Rosario Maroco de Portalegre. Para nos deliciar faz no restaurante Terraço as suas melhores sobremesas, nomeadamente toucinho do céu e rebuçados de Portalegre.

 

 

 

 

 

 

 

Todos estes produtos e mais alguns estarão à venda na entrada do restaurante ao longo de todo o evento, que  é apoiado pela Confraria Gastronómica do Alentejo.

 

Todos os eventos do Portugal de Norte a Sul têm a minha coordenação. Se puder, não deixe de ir almoçar ou jantar ao Terraço do Tivoli entre 13 e 21 de Maio inclusive. Pode escolher as mesas da varanda e deliciar-se também com uma das melhores vistas de Lisboa.

 

Para abrir o apetite aqui fica a ementa de José Júlio Vintém no Tivoli

 

Couvert

 

Empadinhas

Peixinhos da horta

Azeitona galega temperada com combava

Azeite

Pão alentejano

 

Entradas

 

Favas com enchidos e morangos

Pezinhos de tomatada panados

Perdiz de escabeche

 

Pratos

 

Açorda de bacalhau no forno

Lacão afiambrado com crosta de coentros

Borrego assado  prensado com batatinhas novas

Cozido de grão

Entrecosto com migas

 

Sobremesas

 

Boleima de maçã com gelado de noz

Sericaia com calamansi em calda

Queijadas

 

 

Toucinho do céu 

Miniaturas

Rebuçados de Portalegre

 da doceira Rosária Maroco