Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

UM BELO CONCEITO DE BRUNCH NO CONCEITO

IMG_1971.JPG

 

 

 

BRUNCH é um conceito norte-americano para preguiçosos de fim-de-semana. Uma vez que reúne duas refeições, o BReakfast e o lUNCH, é o equivalente ao nosso lanche ajantarado, mas em mais janota.

O Conceito, um restaurante em Bicesse da responsabilidade de Daniel Estriga, tem o conceito de brunch correcto. Não é um pequeno-almoço (PA), carregado de pão, compotas, queijos e fiambres, mas também não é um buffet, com grandes pratos quentes a cheirar a alho que nauseiam o nosso corpo ainda mal despertado.

Tem os precisos a nível de PA, aqueles com que eu gosto de começar a refeição, um bom café, um pão de sementes (o do Lidl, que é óptimo), uma fruta e uns ovos mexidos miraculosamente húmidos. Não sei se é batota, mas depois de tomar o meu pequeno-almoço do costume (salvo os ovos), gosto de fazer um intervalozito e partir então para o resto do brunch.

Tudo o que comi no Conceito era muito bom. Os sabores eram todos suaves, sem grandes violências sensoriais, como compete num brunch. A mesa estava sempre provida de pequenas quantidades de muitas coisas e sempre a ser reabastecida, com as mesmas e com outras novas. Achei extraordinário que a grande maioria dos pratos viesse em doses individuais, para que as pessoas não mexessem e remexessem e tivessem um aspecto tão cuidado, sob o ponto de vista de técnicas culinárias e estético.

Na cozinha à vista, os cozinheiros são umas formiguinhas sempre a trabalhar, enquanto na sala, as meninas, muito simpáticas, estão sempre a repor, a tirar pratos sujos da mesa e a circular.

Comi uns óptimos cornetos de frango e caril, um celestial mexilhão com beterraba, uns sliders com o mini-hambúrguer mal passado e suculento, um subtil e saboroso entrecosto desfiado com puré de batata, umas delicadas e divertidas fatiazinhas de carne assada enroladas e pontilhadas com mostarda. Havia ainda uma leve pizza de legumes e uma levíssima tortilha vegetal.

O registo dos doces seguia a mesma linha, com pequenas dentadas de sobremesas. Comi uma bela tarte de limão merengada e uma pannacotta de fruta. Em geral, tudo à base de fruta e com alguma saborosa acidez.

Tudo isto por 25 euros, com direito a cafés, chás e sumo. Bebidas alcoólicas à parte mas a preços razoáveis.

Fiquei fã. Pontos menos positivos: a sala é um bocado pequena e torna-se apertada e barulhenta. Por outro lado, como há dois turnos (eu escolhi o do meio-dia e meia às duas e meia), e temos mesmo de sair a essa hora, não se cria o ambiente relaxado do brunch, que se vai arrastando preguiçosamente. Ainda assim, lá regressarei em breve. Parabéns ao Daniel Estriga.

O Conceito fica situado em Bicersse e também serve almoços e jantares. Fecha ao domingo ao jantar e à segunda-feira. Uma vez por mês há um fim-de-semana de brunches, mas é melhor reservar com antecedência aqui.nao se preocupe se não conhecer o caminho porque lhe mandam um roteiro certeiro.

 

 

Ou para o 218 085 281 e 911 911 478, de terça a domingo, entre as 12:00 e as 15:30 e as 19:30 e as 23:00, e ao domingo entre as 12:00 e as 15:30.

 

 

 

IMG_1961.JPG

IMG_1963.JPG

IMG_1964.JPG

IMG_1965.JPG

IMG_1966.JPG

IMG_1967.JPG

 

IMG_1972.JPG