Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

Almoço de várias gerações de mulheres na cozinha

O grupo almoçadeiro, da esq. para a dir.: Manuela Cruz, Susana Parreira, Maria de Lourdes Modesto, eu, Isabel Lacerda e Isabel Rafael.

 

Foi um almoço de alegria, superdivertido e com muitos enchidos. Foi um almoço ara reunir várias gerações de mulheres com diferentes contributos para a cozinha portuguesa.

 

Uma das tábuas de enchidos: Vinhais e Portalegre, composta pelo João Fernandes.

 

O pretexto era provar os enchidos de todo o país que tenho vindo a recolher ao longo dos meses nas minhas viagens com o Mário Cerdeira que, claro, também não podia estar ausente do almoço. O pivot foi um cozido de cascas com butelo, receita dada pela Justa Nobre. As meninas trouxeram entradas, saladas, sobremesas.

 

As pataniscas da isabel Rafael. Estavam perfeitas no volume e altura e no ratio de ingredientes e secas e lindas no aspecto.

 

As saborosas azeitonas recheadas com amêndoa da Manuela Cruz. Lindas.

 

A fresquíssima salada de endívias com laranja da Susana Parreira.

 

Tenho uma enorme admiração por quem todos os dias consegue dedicar uma boa fatia do seu tempo à escrita de um blog, quantas vezes depois de uma jornada completa de trabalho. Pessoas como a Isabel Rafael (Cinco Quartos de Laranja), a Manuela Cruz (Tertúlia de Sabores da Moira), a Isabel Lacerda (Three Fat Ladies) ou a Susana Parreira (Gourmets Amadores) partilham diária ou quase diariamente o seu esforço e o seu gosto por cozinhar, fazer boa comida em casa, que possa reunir a família em torno de uma bonita e bem posta mesa. São elas que mantêm a tradição viva ao adaptarem-na, no terreno, às condicionantes dos dias de hoje. Achei que seria uma óptima ideia juntá-las à mesma mesa com a senhora que sempre foi a paladina da cozinha da família e da tradição e que continua a ter a mente mais moderna e aberta que eu conheço, a Maria de Lourdes Modesto. Todas saíram mesmerizadas com o encanto da Maria de Lourdes que, linda e elegante como sempre, autografou resmas de livros, alguns já bem marcados pelo uso. 

 

Sessão de autógrafos na Grande Enciclopédia da Cozinha, de 1959, que já era da minha mãe.

 

o João Fernandes do Manifesto encarregou-se de gerir a cozinha. Obrigada João, ficou tudo óptimo.

 

O João Fernandes a cortar um enchido.

 

No post a seguir vou falar do menu do almoço e de como a cozinha tradicional portuguesa é tão boa e tão rica. 

 

Pãezinhos com chouriça de carne de Vinhais.

2 comentários

Comentar post