Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

A assinatura de Henrique Mouro

 

 

 

   A cozinha do Henrique Mouro tem os pés bem assentes na nossa terra

 

 

  Na véspera de São Pedro comemorou o restaurante Assinatura, do Henrique Mouro, dois aninhos de vida, e que Deus o conserve. O espaço é muito agradável e está-se muito bem sentado nas confortabilíssimas cadeiras bem proporcionadas com as mesas. Gosto imenso do painel que cobre a parede do fundo de ponta a ponta (foto do Mário Cerdeira) e, claro, da mesa do chef onde se pode ver toda a acção da cozinha.

Na nossa mesa éramos todos bloggers e o convívio foi simpático e proveitoso. 

 

 

  A Isabel, do blog Cinco Quartos de Laranja, e o Pedro, do Gastrossexual

 

  Grande defensor dos produtos portugueses, não tivesse ele sido sub-chefe de Aimé Barroyer no Pestana o Henrique não podia deixar passar em claro o S. Pedro e o jantar teve apontamentos engraçados de festa popular. A sardinha não podia faltar nos santos e lá veio ela, não deitada na sua caminha de pão, mas numa deliciosa almofada de xerém de bivalves. Será que esta combinação da sardinha sobre o pão tem ainda origem no costume medieval de servir a carne sobre várias fatias de pão duro (os tranchoirs), numa época em que não se usavam os pratos individuais? Só que, em vez de se deitar o pão aos cães como se fazia nos banquetes, não há melhor que comê-lo já bem enriquecido com os sucos da sardinha. 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A celebrar a bifana, o prato de carne era uma das melhores peças do porco, a que os espanhóis chamam pluma. Pouco gorda, situa-se na ponta do lombo. Vinha com outro petisco típico desta época, os caracóis, envolvidos em namoro com um saboroso feijãozinho. A fechar a refeição a leve acidez do alperce surgiu sob várias vestes (gelado, leite-creme e desidratado), numa sobremesa adequada a contrariar os eventuais efeitos das iguarias populares.

 


A cozinha do Henrique tem já uma assinatura bem marcada 

 

 

Atenção que para celebrar o segundo aniversário do Assinatura, Henrique Mouro está com uma oferta especial no menu de degustação. Hoje dia 30 ao jantar é a última oportunidade de a aproveitar. 


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.