Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

Broas de espécie sem as quais o Natal não é Natal

 

 

Aprendi a fazer estas broas de espécie com a avó Nela, mãe do meu compadre, há muitos anos atrás, quando éramos colegas de escola. Verifiquei mais tarde que a receita se encontra no indispensável livro da diva da nossa cozinha, a Maria de Lourdes Modesto, de quem sou profunda admiradora. Acrescentei-lhe todas as minhas dicas “experienciais”. Nunca passo um Natal sem as fazer e sem as dar. Têm uma vantagem: a massa pode ser preparada com antecedência e congelada nas quantidades desejadas. Depois é só descongelar, moldar as broas e levar ao forno.

As folhas de hóstia “pedem-se”nas pastelarias. Como gosto de fazer as broas pequeninas, moldo-as com 2 colheres de chá, como se fossem mini pastéis de bacalhau.

 

 

 

 

 

 

 

Para 1 dose (dá para um tabuleiro delas)

 

 

Cerca de 1,2  kg de batata doce (de polpa amarela), a fim de obter 750 g de batata-doce cozida e descascada

500 g de açúcar

80 g de coco ralado

80 de amêndoa pelada e ralada

Raspa fina de 3 tangerinas pequenas

3 gemas

2 gemas para pincelar

grangeias pequeninas

folhas de obreia (hóstia)

 

Cozer as batatas doces com a casca e descascá-las ainda quentes. Passá-las no passe-vite e pesá-las (750 g). Misturar o coco ralado e a amêndoa ralada muito bem.

Entretanto, levar o açúcar ao lume com 1,5 dl de água e deixar ferver até ficar em ponto de espadana. O melhor é medir com um termómetro de açúcar: a temperatura deve atingir os 117ºC.

Deitar gradualmente a calda sobre o puré de batata-doce e mexer sempre, para ir incorporando. Em seguida, deitar num tacho de fundo espesso de preferência e levar a lume brando. Juntar as gemas e a raspa de tangerina. Deixar em lume brando, mexendo sempre, para cozer as gemas (até começar a fazer estrada).

Deixar arrefecer de um dia para o outro.

Aquecer o forno a 180ºC. Moldar as broas com duas colheres de chá e dispô-las sobre as folhas de hóstia.

 

 

 

 

Pincelar as broas com a gema batida, tentando dar-lhes uma forma mais perfeita com a ajuda do pincel. salpicar com as grangeias e levar ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos.  Retirar as broas do forno e cortá-las com a tesoura. 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.