Lanche de tarde tempestuosa
Hoje o tempo obrigou-me a trabalhar de bom grado. Veio mesmo a calhar esta ventania, para terminar uma série de coisas que tinham mesmo de estar prontas até Domingo à noite. Há pouco levantei-me da escrita para ir fazer estas duas versões, uma doce, outra salgada, de massa podre. Foi uma amiga minha do Recife, a Ana Regina, que me deu a receita desta massa que serve de base a empadas. É uma massa friável, que se desfaz nas nossas mãos e se desagrega na boca, deixando-nos sentir o sabor da manteiga e do queijo. Fazem-se num instante (meia hora de cabo a rabo) e são uma delícia. Os salgados são ideais para aperitivo, antes do jantar (ainda vai a tempo). Os doces podem ser feitos com marmelada ou goiabada. Quando os comemos sentimos a mistura do salgado e do doce, altamente reconfortante.
Massa base
1 chávena de farinha de trigo, rasa
125 g de manteiga
50 g de queijo parmesão ralado
1 gema para pincelar
marmelada ou goibada para os doces
1. Aquece-se o forno a 170ºC.
2. Mistura-se a farinha, a manteiga à temperatura ambiente e o queijo ralado com as mãos. Quando começar a despegar das mãos, faz-se uma bola.
2. Mistura-se a farinha, a manteiga à temperatura ambiente e o queijo ralado com as mãos. Quando começar a despegar das mãos, faz-se uma bola.
Para os salgadinhos de queijo
3. Moldam-se bolinhas com cerca de 1 a 2 cm e dispõem-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. pincelam-se com a gema e vão ao forno cerca de 15 minutos.
Para os pastéis Lolita (doces)
3. Moldam-se as bolinhas com cerca de 2 cm. Abre-se a massa e coloca-se uma pequena quantidade de marmelada ou de goibada. fecha-se como se quiser, pincela-se com a gema e polvilha-se com açúcar. Vão ao forno durante 15 minutos. Se preferir, pode reduzir a quantidade de queijo para metade.