Até já Leonel Até ao São Gabriel
Ontem Joachim Koerper e Leonel Pereira fizeram o jantar juntos no Eleven para que o ex-chef do Panorama-Sheraton pudesse despedir-se de jornalistas e amigos.
Como gosto muito do Leonel como pessoa e como profissional, reservei o meu lugar para lhe desejar boa sorte, felicidades e combinar uma ida ao São Gabriel por volta de Abril para o entrevistar e provar a nova carta.
Do agradável jantar saliento um gel de gaspacho da entrada e o prato de porco preto alentejano (conforme lhe chama Joaquim Arnaut, o seu criador, uma vez que o nome porco de raça alentejana está reservado para os associados da ACPA, com sede em Ourique). Secretos e presa conviviam com um puré de aipo, apresentando-se esta última, para mim uma das melhores parte do porco, bem rosada.
Quanto a novidades. O Thai Garden vai passar para outro local do mesmo proprietátio, a menos de 1 km dali. Na carta do São Gabriel mantêm.se dois pratos emblemáticos: a quiche de queijo suíço, uma entrada, e o emincée de veau com batata rosti.
O resto da carta será função de dois vectores: o primeiro, é a criatividade do Leonel Pereira, a segundo a clientela sobretudo centro-europeia que acorre a este restaurante. A minha curiosidade é justamente perceber como é que Leonel enfrenta este desafio. Resta ainda acrescentar que o chef é algarvio, mais propriamente almacilence, da freguesia onde se situa o São Gabriel.
Até já Leonel
Até ao São Gabriel