A ANGOLANA
Hoje apresento-vos mais um restaurante de comida1 que já frequento há vários anos. Fica no centro antigo de Loulé e teve durante anos as incaracterísticas instalações, algo escuras, da sua classe, mas com boa comida a preços convidativos. Da ementa constam os nossos clássicos da grelha como sardinhas, peixe-espada, carapaus, chocos, besugo, atum e anchova, esta última sempre uma boa escolha no Algarve. Tenham em mente que a Angolana é uma churrasqueira. Como diria o meu querido José Quitério, “do naipe cárnico” saliento os bifes, a entremeada, os secretos, as febras e o frango. Notáveis são as batatas fritas e os legumes, elas sempre crocantes e eles sempre no ponto perfeito de cozedura, o que é raro neste tipo de casas. O que realmente sempre diferenciou a Angolana é que estes pratos mais que comuns têm boa matéria-prima, boa mão na grelha e os tais aprumados acompanhamentos. A panóplia de sobremesas é enorme, com destaque para o colchão de noiva (torta de claras) e para o banoffee, muito em moda no Algarve (tarte de banana e caramelo, banana and toffee, de onde lhe vem o nome), certamente por causa da estrangeirada.
Choco com tinta grelhado
Meia dose de picanha com batata frita, arroz e feijão preto
Meia dose de bife de atum com legumes e batata cozida
Não bastando, quero aqui louvar a dona, a verdadeira angolana, mulher bonita e simpática que acompanha atentamente o movimento da casa. Louvar por ter tido a coragem de mudar completamente a decoração do restaurante sem aumentar os preços dos pratos (estamos a falar de meias doses muito bem compostas de picanha a 8 euros e de uns chocos grelhados a 12). Mantendo o ambiente africano através de grandes peças, como quadros e esculturas em madeira, às quais se juntam uma coleção de elefantes e outros itens similares, a decoração em tons de branco e bege resulta leve e muito confortável. A completar, o ar condicionado eficaz e um serviço muito simpático dão-me sempre vontade de lá voltar porque nunca saí desapontada. A Angolana tem também serviço de take away.
1 Por restaurante de comida quero dizer um restaurante onde se vai pela comida, não para se ser visto nem para se ver, não para ser surpreendido, pelo contrário para não o ser, não pela decoração, etc.
Churrasqueira Angolana
R. da Nossa Sra. da Piedade 63, Loulé
Tel: 289 463 198
Fecha ao Domingo, segunda-feira ao almoço e feriados