Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

A CHEF WANDA FAZ UM ALMOCO TAILANDÊS EM MINHA CASA

36©MárioCerdeira.jpg

 

As cozinhas asiáticas são para mim um mistério e não me atrevo a cozinhar pratos a partir de receitas. Não porque eu ache que seria uma condenável apropriação cultural pegar em receitas de outras culturas e tentar reproduzi-las. A cozinha é um património comum e as receitas não têm copyright. Não porque ache politicamente incorrecto reproduzir receitas de outros povos ou até modificar pratos tradicionais, desde que seja transmitido o processo usado e respeitadas as origens. Não me atrevo a cozinhar pratos asiáticos porque não tenho o ADN para os compreender e fazer bem. Bom, mas todas estas divagações apenas para vos contar que fiz um almoço de cozinha tailandesa em minha casa, mas quem cozinhou foi uma private chef tailandesa, a Wanda. Conheci-a num jantar tailandês na Cozinha da Mouraria e gostei imenso do que comi.

10©MárioCerdeira.jpg

11©MárioCerdeira.jpg

12©MárioCerdeira.jpg

 

A Wanda deu-me a escolher a ementa de entre várias possibilidades e eu deixei-me mais guiar por ela. Chegou antes da hora do almoço, para podermos fazer umas fotos dos pratos e partilhar convosco. Trazia as coisas adiantadas, mas ainda aqui se fez uma boa parte. Com ela vêm todos os ingredientes e a palamenta necessária.

Para valorizar a cozinha tailandesa, de forte componente estética, usei os pratos da Fimissima, que representa várias loiças aqui em Portugal, todas elas preciosas. Aqui ficam fotos também. Se quiserem ver mais, vão ao instagram @fimissima_associados.

 

 

IMG_9282.jpg

 

01©MárioCerdeira.jpg

02©MárioCerdeira.jpg

03©MárioCerdeira.jpg

 

 

06©MárioCerdeira.jpg


08©MárioCerdeira.jpg

09©MárioCerdeira.jpg

E para vos dar as imagens que a Wanda, a Fimissima e vocês merecem, pedi ao Mário Cerdeira para fazer as fotos e os pequenos vídeos. Elas falam por si.

A ementa foi a seguinte:

Entradas

Yom Neha Yong – salada de vegetais frescos (tomate, pepino, etc) com carne do lombo grelhada e molho de lima

Rolinhos de Verão - legumes e camarão em crepes de arroz

 


18©MárioCerdeira.jpg

Sopa

Tom Yum Kung – caldo tradicional tailandês com camarão, cogumelos, folha de lima kefir, lima e leite de coco. Tom refere-se ao que é cozido em água.

27©MárioCerdeira.jpg

 

 

Pratos principais

Pad Thai Kung - A palavra kung refere-se ao marisco usado neste pad thai, um prato de massa com camarão, cebolinho, lima e rebentos de soja. Pad refere-se ao que é feito na grelha.

 

29©MárioCerdeira.jpg

Gang ped pet- Gang ped é a pasta de caril vermelho, extremamente aromática. Pet é pato, cujo peito fatiado é usado neste caril. Além do pato, abacaxi, líchias e leite de coco. Acompanha com o arroz de jasmim, tipicamente tailandês.

 23©MárioCerdeira.jpg

24©MárioCerdeira.jpg

 

Sobremesa

Kao Neaw Mamuang

Quadrados de arroz glutinoso com manga e leite de coco temperado com sal. Kao Neaw significa arroz glutinoso. Mamuang quer dizer manga.

 

35©MárioCerdeira.jpg

 

Os meus convidados adoraram, ficamos 3 horas à mesa a conversar e a comer. Agora ficam as imagens dos pratos. Se ficaram cheios de vontade de provar, é so chamar a Wanda. (instagram: @wandakitchen_lx). E não se esueçam dos pratos da Fimissima.