A FRESCURA DO CHEESECAKE DE LIMÃO
Apesar de o tempo não estar quente, apetecem-nos coisas frescas, sobremesas com alguma acidez que na boca identificamos como frescura. Os citrinos possuem essa agradável e deliciosa frescura que, aliada à cremosidade do queijo-creme e do requeijão, eleva este bolo fácil e rápido de fazer a sobremesa elegante. A adição das natas batidas dispostas através do saco de pasteleiro tornam mais requintado este cheesecake feito no forno, à moda de Nova Iorque. eu usei uma forma em loiça, não sendo preciso desenformar o cheesecake. porém, se preferir, use uma forma de mola e desenforme (retire a parte de baixo) para um prato de pé alto.
Em vez de limão, pode usar lima. De preferência, compre limões não encerados quando vai sar.a raspa, ou opte por limões biológicos.
Base
1 pacote de bolachas de aveia
100 g de manteiga mole
1 pitada de sal
Costumo triturar a bolacha na Bimby e juntar a manteiga e o sal. Fica rapidamente pronto. Forrar só a base e untar os lados de uma forma de fundo amovível ou o fundo e os lados.
Recheio
1 caixa de queijo creme Philadelphia normal
1 requeijão de Seia ou de Serpa, ou outro em não havendo
1 lata de leite condensado
4 ovos grandes
raspa e sumo de 2 limões médios
1 colher de sobremesa de maisena
1 pacote de natas
Decoração
1 pacote de natas frescas
Raspa de 1 limão
Antes da decoração
Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Bater o queijo creme na batedora e juntar o requeijão passado numa peneira, ou bem esfarelado com as mãos.
Adicionar o leite condensado e os ovos inteiros um a um. Juntar o sumo e a raspa de limão.
Desfazer a maisena num pouco de natas e misturar um pouco mais. Deitar na batedora com o resto das natas.
A mistura fica bastante líquida. É mesmo assim. Deitar na base de bolacha e levar ao forno aquecido durante cerca de 40 minutos. Espetar um palito no centro e ver se sai seco.
Nota: a maseina serve para evitar que o cheesecake abra as características rachas na superfície. Se não tiver maisena, use farinha de trigo.
Decoração
Quando a tarte tiver arrefecido, bata as natas até ficarem bem firmes e junte metade da raspa de 1 limão. deite num saco de pasteleiro e enfeite a tarte a seu gosto. Remate com o resto da raspa de limão. Se não tiver um saco de pasteleiro, ou não lhe apetecer usá-lo, espalhe as natas às colheradas ou com uma espátula.