Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

A MOURA EM MOURA

IMG_0697.JPEG

Há muitos anos que não ia a Moura, desde que lá tirei a carta de patrão local nos Bombeiros, como parte de um incentivo para os pescadores do rio e para a motonáutica após a construção da barragem do Alqueva. Íamos num grupo de amigos e acabávamos sempre por lá jantar.

Come-se bem em Moura, há uma boa escolha de restaurantes em locais agradáveis, uns modernos e despojados, como O Ideal, outros típicos com um aroma de toiros, como o Barranquenho, e ainda alguns mais pesados de decoração, como o Vermelhudo. Este é o segundo post descritivo das refeições que fiz num fim-de-semana em Moura, sendo que o primeiro já publicado nos traz um restaurante de Pias, a 15 km de Moura, e pelo caminho, uma pastelaria/café em Vendas Novas (aqui).

 

IMG_0704.JPEG

Frango frito com batata frita às rodelas caseira

 

 

 

IMG_0705.JPEG

Ovos rotos com tomatada e presunto

 

IMG_0699.JPEG


barranquenho.jpg

A casa de jantar do Barranquenho. Prefiro ficar na sala da entrada. 

 

 

 

IMG_0716.jpg

Na entrada, há sempre gente, à espanhola. 

Começo já com O Barranquenho, um restaurante de que gostei imenso. Com muita inspiração de Barrancos, comidas da raia espanhola, como diversas frituras, e a informalidade do petisco. Abancámos à noite para comer na sala de entrada, sentados em bancos altos em redor de grandes barris. A decoração está muito ligada aos toiros, mas também tem uma parede pejada de utensílios de antanho, desde as formas em madeira para sapatos às peneiras, passando por estribos, com os quais atualmente é comum decorar-se os restaurantes. Começa a cansar um pouco este arraial de cenas. Mas vamos ao que nos interessa. Comi dois petiscos que estavam perfeitos: o frango em pedacinhos de fritura impecável e cheio de sabor, muito guloso, e os melhores ovos rotos que já comi, enriquecidos com uma tomatada bem alentejana e presunto à moda de Barrancos (belissima batata frita às rodelas). A acompanhar cerveja, sangria ou vinho da região. Se lhe faltar alguma coisa na mesa, não espere, vá até ao bar, peça e traga. Por ali passou o cante alentejano ambulante, que deu graça à refeição. Há ainda a opção de uma grande esplanada do outro lado da rua e de uma casa de jantar. Se só fizer uma refeição em Moura, não hesite em ir a este restaurante, que não se limita a petiscos, tem também marisco e carne de porco ibérico em várias conjugações.

IMG_0757.JPEG

IMG_0760.jpg

Tenho vindo a descobrir que ainda há muita batata frita do melhor, cortada na casa. e que bom é batata frita boa...

 

IMG_0768.JPEG

Carne de porco de alguidar com migas

 

IMG_0776.JPEG

Tarte de amêndoa e chila

 

Mudando de registo, para O Vermelhudo, situado no centro de Moura e detentor de ótimo ar condicionado. A decoração é sui generis, com muitos quadros e algumas fotos a ocupar espaço nas paredes, sem qualquer qualidade, a fazer-nos sentir saudades das paredes cobertas de cenas do Barranquenho. Aqui optei por um clássico, a carne de porco de alguidar bem temperada com migas, de comoventes simplicidade e sabor. Na mesa, pão alentejano e azeitonas. Bacalhau e carnes diversas completam a oferta. Serviço extremamente simpático, e uma sobremesa deliciosa, a tarte de amêndoa e chila. Uma boa opção em Moura. Tem meias doses, tudo a preços convidativos.

 

 

IMG_0814.JPEG

Cabrito assado com batatinhas

 

IMG_0820.JPEG

IMG_0829 2.JPEG

Pudim de laranja com caramelo salgado

 

Se quiser ir a um restaurante mais depurado, com decoração leve e minimalista, ambiente extremamente agradável e sem cenas a trepar pelas paredes, opte por O Ideal. De todos os descritos é o mais caro, sendo a ementa variada. Escolhemos o cabrito, prato do dia, bem temperado e assado com boa batatinha, e mais nada. Ambiente calmo, com música ambiente simpática e mesas com uma separação muito apreciada. Para sobremesa veio pudim de laranja com risquinhos de caramelo salgado, em substituição de um Fidalgo que estava na ementa mas infelizmente esgotado. Foi uma refeição agradável, com serviço cortês.

Já tem aqui boas opções para quando estiver em Moura. Aproveite e dê uns passeios no Alqueva. Uma boa ideia é alugar um barco casa (não obriga a qualquer tipo de carta e é facílimo de manejar e dormir e comer em plena barragem (Amieira Marina).

 

Taberna O Barranquenho  

Rua de S. lourenço 2A e 4, 7860-042 Moura                                                                                                             

Tel: 961 463 813

Fecha à segunda-feira e à terça-feira

 

O Vermelhudo

Rua da Latoa 1, 7860-136 Moura

Tel: 968483023

Fecha ao domingo e à quinta-feira à noite

 

O Ideal

Rua Serpa Pinto 10-12

Moura 7860-069

Tel: 966 656 967

Fecha às quartas-feiras e quintas-feiras