Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

Á PROCURA DO MELHOR DOCE DE OVOS EM AVEIRO

ovosmoles.jpeg

 

 

Aveiro é a terra dos ovos moles, que até têm um monumneto em sua honra. Encapsulados em etéreos moldes de folha de obreia com formas marítimas inspiradas nos ofícios locais, gemas e açúcar em ponto formam uma massa homogénea de linda cor amarela.  A importância dos ovos moles em Aveiro vem dos tempo dos conventos existentes na cidade, nomeadamente o Mosteiro de Jesus da ordem Dominicana feminina. A junção da massa de ovos moles à folha de obreia, resultante da junção de apenas farinha e água, de onde eram recortadas as hóstias a comunhão foi mais que natural.

Os ovos moles eram também uma forma de conservação das gemas, uma proteína rica em gordura muito estimável. Quanto mais puxado era o ponto, mais tempos se conservavam, chegando de boa saúde até à Índia.

Mas o que me traz aqui hoje não é a história, mas sim uma ajuda na escolha dos ovos moles, caso vão a Aveiro (não imagino que seja possível ir a Aveiro sem os provar e trazer na bagagem). Se ficarem almareados com tanto ovo mole, o meu conselho é que bebam água um pouco frio e isso passa. Antes de começar, convém dizer-vos que os três ovos moles que provei eram todos de excelente qualidade, embora um deles tenha sido o meu vencedor.

Estive esta semana 3 dias em Aveiro, e provei ovos moles de três locais diferentes: A Confeitaria Peixinho, a mais antiga, fundada em 1856 (Rua de Coimbra 9, 3810-086), A Casa dos Ovos Moles (Rua João Mendonça, 225), de 1923, e a Casa Maria da Apresentação da Cruz, que funciona numa garagem da Rua D. Jorge de Lencastre 37, de 1882.
Já percebemos que o recheio dos ovos moles consiste numa calda de açúcar em ponto à qual se juntam gemas muito frescas. Esta massa é introduzida nuns moldes de folha de obreia previamente pinceladas com água, geralmente com formas marinhas (conchas, peixes, amêijoas, búzios). Estes moldes são posteriormente pincelados com uma calda de açúcar muito leve.

Desta forma, os meus critérios para avaliação dos ovos moles foram 4, cobrindo toda a confecção – cor, textura e ponto de açúcar da massa, textura da hóstia, beleza do molde de hóstia e perfeição do acabamento com a calda de açúcar.

IMG_5845.jpg

IMG_5846.jpg

Ao comparar o Peixinho e a Casa Maria da Anunciação (à direita) é visível a diferença no uso da calda no acabamento da obreia. 

IMG_5847.jpg

O recheio da Peixinho, em baixo tem linda cor, é homogéneo e a calda não está demasiado puxada. o de cima, da Casa Maria da Anunciação tem recheio mais alaranjado (a cor deverá sempre ser da diferença das gemas e nunca de elementos exógenos colorantes) e tem calda mais puxada.

IMG_5850.jpg

A barrica da casa dos ovos moles apresentava alguns defeitos de cabamento (não visíveis na foto) e obreia mole. 

 

Em relação ao aspecto final, que inclui o beleza do molde e a perfeição do acabamento da calda de açúcar, o vencedor foi a Confeitaria Peixinho: molde perfeito, sem partes rotas ou partidas e com forma bem visível nas estrias, por exemplo. Na concha da Casa Maria da Apresentação havia má distribuição da calda e açúcar a mais. Este excesso de calda tornava o conjunto demasiado doce. A barrica da Casa dos Ovos Moles tinha ranhuras e não apresentava acabamento perfeito. Além disso a textura da hóstia era demasiado mole.

Em relação ao recheio, o meu ponto preferido foi também o da Casa Peixinho, com recheio homogéneo, aveludado e perfeito. As outras duas casas apresentavam ovos moles com ponto demasiado puxado (sobretudo na Casa Maria da Anunciação), perdendo a massa o aspecto aveludado.

Quanto a embalagem, as caixas do Peixinho, em tons pastel semelhantes à da parisiense La Durée, deram dez a zero às outras.

Vencedor absoluto em todas as categorias, Casa Peixinho. No entanto, os três ovos moles provados eram todos muito bons. Vale a pena lá ir só para ver a maravilhosa e recente decoração. Infelizmente está encerrada a casa de chá no primeiro andar. Além de ovos moles, tem bolo rei, raivas, moliceiros e barricas de ovos moles, e mais doçaria. O revamping da loja resultou da associação de Alberto Peixinho, o dono da confeitaria, com António Quaresma, o homem de Seia que criou o pastel de bacalhau com queijo, as latas de sardinhas com as datas e o Museu da Cerveja. Em breve quer trazer a Peixinho para Lisboa, certamente para o Terreiro do Paço quase todo dominado pelas suas lojas.

 

IMG_5842.jpg

A Garagem da Casa Maria da Anunciação

 

IMG_5835.jpg

IMG_5836.jpg

IMG_5837.jpg

IMG_5840.jpg

Aspectos da Confeitaria Peixinho

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.