AIRES: TANGOS SEM TANGAS NO MONTE ESTORIL
O Aires (de Buenos Aires) é um restaurante argentino no Monte Estoril, nascido há quase um ano local onde era o saudoso Novo Dia, uma pastelaria do Sr. Euclides que quem mora na zona de Cascais há alguns anos conhecida pela fama da lampreia de ovos, dos pastéis de nata e dos éclairs de chocolate.
Mas cuidemos dos vivos. O Aires tem uma proprietária argentina e todo o pessoal, cozinha e mesa, é de lá, incluindo a chef Marianela. A casa sofreu grandíssimas obras e ficou muito bonita, com o seu enorme pé alto e profusão de vidraças que lhe dão uma luz incrível. A escada que vai para a mezanine é em pinho e linda, assim como a garrafeira suspensa. Há música de tango no ar, com presença leve, mas não há tangas (recuerdos e quejandos de Buenos Aires). O que nos importa é que o produto e as receitas sejam argentinas, e isso está bem presente.
Couvert: ótimos pães, maionese de aipo e pasta de beringela
Escolhi com grande dificuldade entre as várias opçoes de entradas uma que inclui duas empanadas, uma de queijo cremoso com quinoa outra de carne, acompanhadas de dois molhos diferentes. E com os medalhões de morcilla (enchido de sangue), num anel de massa folhada e servido com cebola-roxa caramelizada (a acidez na cebola seria mais desejável) e umas nozes pralinadas.
Optei em seguida por pratos simples de carne grelhada, Black Angus alimentada a erva, em vez das versões mais criativas, que ficarão para a próxima. Dois cortes de carne diferentes, a entraña, e o entrecôte ou vazia. Há ainda o lombo e o bife de chorizo.
A entraña faz parte da nossa aba, sendo o musculo do difragama. Nos EUA é o skirt steak, entre nós não existe esse corte específico.
Preço dos bifes entre os 28 e os 35 euros, guarnições à parte.
Para acompanhar uma espécie de brás de ervilhas e bacon com batata palha e ovo e uns gomos de batata frita.
Em matéria de vinhos começamos comum branco extremamente frutado, um Torrontés de 2022, variedade que gera vinhos leves com aromas frutados e florais cultivada em geral em altitudes elevadas na região de Salta pela Adega Paletilla, responsável também pelo Malbec Reserva, a casta originária de França que melhor se adaptou à Argentina, com os seus sabores de frutos vermelhos e notas de especiarias. Boa combinação com as carnes grelhadas. Existe a versão a copo.
Para mim, a sobremesa teria de ser alfajores. Vieram em 3 versões, todas com dulce de leche: uma de chocolate, outra de chocolate branco e outra clássica de maisena. Muito curiosa a rodela de ananás cozida em Malbec (como as nossas peras cozidas em vinho), cravinho e sumo de laranja, acompanhada com gelado de nata e e hortelã em pó.
Pessoal de sala de extrema simpatia, que explica tudo o que precisamos de saber com assertividade. Ambiente extremamente agradável e uma refeição bem confeccionada com bons ingredientes.
AIRES
Av. São Pedro 8, Monte Estoril
2765-446 Estoril
Tel: 939 453 242
Horário
Sábado e Domingo - almoços e jantares
segunda-feira e terça-feira: encerrados
quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira só jantares