Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

ALENTEJO NO TIVOLI: A EMENTA DE JOSÈ JÚLIO VINTÉM

Fiquei muito feliz quando o José Júlio Vintém aceitou o convite para representar o Alentejo no Portugal de Norte a Sul, uma montra da cozinha regional portuguesa a decorrer no restaurante Terraço, do Tivoli Av. da Liberdade, ao longo de 2 anos. Gosto muito da sua cozinha e admiro-o como pessoa. A sua abordagem da cozinha regional é pela autenticidade, pelas raízes, mas subtilmente o chef Vintém consegue sempre introduzir um traço de criatividade que em nada interfere com os verdadeiros sabores. Tem ainda uma óptima mão para o tempero, que sai sempre em equilíbrio perfeito, sem primadonices de alguma erva ou condimento. Num prato de Vintém, tudo convive em ambiente de boa disposição e felicidade. Por outro lado, as técnicas são muito bem executadas. As frituras sem gordura, as cozeduras no ponto. São estas características que tornam a sua cozinha tão do agrado de tanta gente. Boas notícias para os muitos aficcionados: o Tomba Lobos vai reabrir em Portalegre, no lugar original da serra no dia 10 de Junho. Vai ter fila à porta.

 

 

 

 

Cozido de grão

 

 

 

 Entrecosto com migas

 

 

 

 

 

Pezinhos de tomatada panados 

Peixinhos da horta 

Favas com enchidos e morangos 

 

 

 

 

 

Perdiz de escabeche 

 

 

Se lhe juntarmos os enchidos e o azeite do Joaquim Arnaud, os citrinos da costa alentejana de Jean-Paul Brigand e a primorosa doçaria da Rosário Maroco (a desenvolver em outro post), obtemos refeições memoráveis. Aqui fica a ementa do evento. Já experimentei tudo e tudo recomendo. Contudo, confidencio-vos aqui os meus favoritos.

As minhas 

duas refeições ideais

1) Perdiz de escabeche (bom sabor avinagrado na dose certa), cozido de grão (talvez o meu favorito de todos, num equilíbrio de sabores difícil de bater) e uma sobremesa mista de toucinho do céu e boleima de maçã.

2) Favinhas com morangos (uma óptima combinação com a leve acidez dos morangos a aligeirar as favas), entrecosto com migas (a fritura do entrecosto é primorosa, de comer à mão e lamber os dedos) ou açorda de bacalhau (cozedura perfeita do peixe) e, não perca, misto de pudim de queijo com abóbora e sericaia com calamansi.

 

 

Toucinho do céu da doceira Rosária Maroco

 

 

 

Atrás: pudim de queijo com abóbora

À frente: sericaia com calamansi. 

 

 

 

Com o café sempre os rebuçados de Portalegre da Rosária Maroco. Não perca e depois diga-me se tenho razão.

 

 

A ementa completa

Peixinhos da horta

Azeitona galega temperada com combava

Azeite

Pão alentejano

 

Entradas

 

Favas com enchidos e morangos

Pezinhos de tomatada panados

Perdiz de escabeche

 

Pratos

 

Açorda de bacalhau no forno

Lacão afiambrado com crosta de coentros

Borrego assado  prensado com batatinhas novas

Cozido de grão

Entrecosto com migas

 

Sobremesas

 

Boleima de maçã com gelado de noz

Sericaia com calamansi em calda

Pudim de Queijo com abóbora

 

Toucinho do céu 

Miniaturas

Rebuçados de Portalegre

 da doceira Rosária Maroco

 

 

As fotos boas são, claro, do Mário Cerdeira, as más são minhas, claro...