ALGARVE 2017 I/ESTAMINÉ
Estive tentada a juntar todos os restaurantes da temporada num só post, mas depois pensei melhor e vou dando notícias. Para além deste post ver no blog o Veneza e comer bom e barato no Algarve.
http://conversasamesa.blogs.sapo.pt/veneza-no-algarve-117024
Hoje merece referência o Estaminé, na ilha Deserta(ilha da Barreta é o seu verdadeiro nome), perto de Faro.
Embora haja um barco da carreira de Faro para a Deserta, ali vão geralmente as pessoas que chegam de barco próprio, maior ou mais pequeno, que deixam ancorado ao largo. O restaurante é todo em madeira escura, com grandes janelões por onde se avista o mar a toda a volta, uma vez que a ilha é estreita. Tem um único habitante, o sr. Alves que é pescador e com quem vou comer umas sardinhas e uns carapaus alimados para a semana.
Claro que é lindamente ir almoçar ao Estaminé por volta das quatro, como também nos restaurantes do Algarve em geral é lindamente ir jantar depois das 22, porque os lindamente vão às discotecas, acordam tarde, vão para a praia as três e, claro, vai-se jantar quando escurece, de preferência ainda em bikini. Mas eu não sou nada lindamente. Acordo cedo porque gosto do mar cedo e o mais lindamente que consegui foi almoçar às duas. Já com muita fominha, que o mar abre o apetite.
Para a mesa vieram camarões da costa cozidos no vapor (estavam bons mas não soberbos), camarões fritos crocantes e camarões com alho e coentros, amêijoas à Bulhão Pato (muito boas e confeccionadas correctamente) e o xerém de frutos do mar (com camarões, conquilhas, berbigão, extremamente saboroso). as saladas montanheiras, de tomate, cebola e pimento, são um refrescante acomapanhamento para tudo. As sobremesas foram de chocolate e sem história. Foi uma refeição muito agradável e reconfortante. A nossa comida feita com cuidado e com bons ingredientes. O restaurante tem um boa grelha para peixe, sempre fresco. O preço médio ronda os 40/50 euros com água ou um copo de vinho.
Estaminé
Ilha da Barreta, Ria Formosa
Tel.: 917811856
Só abre ao almoço até às 19 h