ALGARVE 2017 III/ ALAGOAS
Fica em Santa Bárbara de Nexe, próximo do estádio do Algarve. É o típico restaurante algarvio, com uma boa sala climatizada, onde ficam os tugas como eu, e um terraço para os bifes, sempre sedentos de luz e de calor. No caso da opção tuga, recomendo que peçam a mesinha redonda à janela, porque há uma vista agradável para os jardins.
O Alagoas tem todos os precisos que esperamos neste tipo de restaurante: o peixe fresco (foi um linguado grelhado) e umas ovas (fritas, que as há também grelhadas) e uns joaquinzinhos de belíssima fritura. A acompanhar, o ex-libris da casa, um bom arroz de coentros com a novidade de ser temperado com manteiga. Dá-lhe uma cremosidade extra. Bem, a história da manteiga foi o que me pareceu a mim, porque a casa diz que é segredo. Na montra, ainda vi umas ovas de choco onde me ficou o estômago e umas sardinhas pequenas e gordinhas, como se querem.
Lamentavelmente, a gordura da massa do folhado com ovos moles sabia a ranço.
O serviço é espectacular. Começou logo a ser simpático ao telefone e revelou-se para além de cortês, simpático e até afável.
Sem dúvida, o Alagoas é um destino restaurativo a frequentar, uma vez que não nos reserva surpresas, que é aquilo que se pretende num restaurante tradicional.
Restaurante Alagoas (perto do Estádio do Algarve)
Rua da Igreja 1, Santa Bárbara de Nexe, Faro
Tel: 289 992 835