Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

ALGARVE2017/II - A NOÉLIA

 

17479084_aG6oC.jpg

 

Hoje não vos vou falar da comida da Noélia, mas sim da Noélia. O ano passado escrevi-lhe uma carta a confessar o meu amor pela sua comida. Este ano, é mesmo uma declaração de amor pessoal.

A Noélia chega ao restaurante às 9 da manhã e sai do restaurante bem depois da uma da manhã. Durante este tempo, ela está sempre na cozinha. Os seus níveis de concentração são incríveis, parece um atleta de alta competição. É ela que põe a mão em tudo o que sai para a sala, ao contrario de muitos cozinheiros que acham que a comida é uma técnica e que a equipa pode fazer tudo por eles. Só que a comida portuguesa, a nossa comida, tem muito a ver com a mão, com o jeito, com o tempero, com o tempo, com a maneira como se roda a colher de pau.

Qualquer um frita a pescada, mas as rodas de pescada fritas pela Noélia são especiais, têm a quantidade certa de sal e de polme, o tempo de fritura certo, a viragem exatamente a meio dela. Não têm um bocadinho de polme de fora. São feitas com amor e com paixão? São feitas com muito profissionalismo, saber, honestidade e dedicação. E pela Noélia, não pelo ajudante que entrou ao trabalho há uma semana.

Por isso a comida da Noélia é tão apetecível, por isso as pessoas fazem bicha à volta do quarteirão a toda a hora para terem o privilégio de comer o que a Noélia cozinha, por isso para muitas pessoas não há férias no Algarve sem uma refeição na Noélia.

A Noélia faz comida tradicional portuguesa e sobretudo algarvia, a terra dela. Às vezes gosta de inovar. Desta vez comi com as rodas de pescada fritas um arroz carolino de tomate e abóbora. Não sei se foi feito com amor, acredito que sim, mas deu-me vontade de a amar e fiquei grata. Porque a Noélia não se limita a cozinhar, ela faz serviço público. A Noélia faz-me feliz. 

 

IMG_4041.JPG

 

 

IMG_4043.JPG

 As amêijoas à Bulhão pato como se querem, polpudas e sem adições

 

IMG_4045.JPG

 

As rodas de pescada fritas 

 

IMG_4044.JPG

O arroz de tomate e abóbora

 

IMG_4047.JPG

Umas belas farófias fiéis à tradição

 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.