Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

ARROZ DE BERBIGÃO

IMG_3881.jpg

 

Este meu arroz tem duas coisas indispensáveis em minha casa. Uma é insubstituível, o arroz carolino. Outra, o berbigão em lata, foi escolhido pela qualidade, por ser prático e poder estar sempre à mão, por nunca ter areia e por permitir o aproveitamento da água cheia de sabor a mar. Razões mais do que suficientes para comprar as latinhas (eu comproas no El Corte Inglès, mas quem tiver possibilidade de as adquiri no Mercadona espanhol, são bem mais baratos). Não é preciso comprar os XL, os mais pequenos servem perfeitamente.

Não costumo fazer arroz escorrediço, mas também não fica seco. Deve ser comido de imediato, quando está no seu melhor. Use como acompanhamento de filetes, por exemplo, ou junte-lhes uns camarões e sirva como prato principal.

 

Arroz de berbigão

1 cebola pequena, finamente picada

1 dente de alho picado

1 dl de azeite

1 chávena de arroz carolino

3 chávenas de água a ferver, mais a água do berbigão

1 lata de berbigão, escorrido e a água reservada

8 ou 10 pés de coentros

Sumo de limão, opcional

 

Aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar translúcida. Junte o alho.

Pique finamente os talos dos pés dos coentros. Pique também a parte das folhas em separado, guardando algumas inteiras para enfeitar. Junte os talos picados e deixe cozinhar durante 1 minuto.

Adicione a água ferver e a água dos berbigões. Quando estar a ferver em cachão, junte o arroz e deixe cozer em lume médio. Quando o arroz estiver quase cozido, junte os berbigões, só para aquecerem, e as folhas de coentros. Sirva de imediato, enfeitado com as folhas inteiras e, se gostar, umas gotas de sumo de limão

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.