AS FRENCH TOAST
Os americanos comem-nas ao pequeno-almoço, mas eu, como não gosto de doces logo de manhã, prefiro-as ao lanche. São uma espécie de rabanadas mais fáceis de fazer e menos pesadas porque não sofrem uma fritura profunda. ideais para lanchar enquanto se vê o jogo da tarde do EURO 2016. Ficam óptimas acompanhadas com frutos vermelhos ou com outra fruta a seu gosto.
Costumo fazê-las com pão de brioche da Erich Kayser, que não sendo um bom brioche faz umas óptimas French toasts (a forma de brioche custa 3 euros). leve-a inteira para casa, não deixe que fatiem.
5 ovos grandes
125 ml de leite meio gordo ou gordo
125 ml de natas
1 colher de sopa de canela
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1) Corte o brioche em 6/7 fatias com cerca de 1,5 cm (um dedo).
2) Numa tigela, bata os ovos com o leite, as natas, a essência de baunilha, a canela e o sal. deite esta mistura num tabuleiro, tipo pyrex.
3) Passe as fatias de pão na mistura (fria) como se fossem rabanadas, deixando ficar de molho durante 2 ou 3 minutos. Escorra-as bem.
4) Aqueça a manteiga e o óleo numa frigideira grande. Core as fatias de brioche durante cerca de 2 minutos de cada lado, ou até ficarem douradas. Vire-as e volte a corar. retire-as da frigideira e escorra-as em papel de cozinha ou numa grelha.
5) Sirva-as quentes com calda de ácer e café ou chá.