BACALHAU À GOMES DE SÁ POR BERTÍLIO GOMES
Esta receita é do livro Portugal o Melhor Peixe do Mundo. Lembro-me que na altura a grande questão era como é que eu sabia que o nosso peixe era o melhor do mundo, se já tinha provado os outros todos. Não há muita paciência para estas falsas questões, quando estamos a falar de uma campanha de divulgação do peixe e da gastronomia portugueses, em conjunto com o Turismo de Portugal. Passado pouco tempo, o nome tinha pegado e hoje em dia toda a gente fala no nosso peixe como sendo o melhor do mundo. Aqui ficam algumas receitas do livro, a começar por este prato do chef Bertílio Gomes, de quem muito gosto. Confesso que além de o achar uma pessoa fantástica, também adoro a comida dele.
Bertílio Gomes
Bacalhau à Gomes de Sá
Ingredientes
4 pessoas
4 batatas médias
4 ovos
2 cebolas médias
1 dl de azeite
1 l de leite
1 dente de alho
4 lombos de bacalhau com 180 g cada
salsa picada e azeitonas pretas
Elaboração
- Cozer as batatas com a casca. Descascá-las e cortá-las em rodelas. Cozer os ovos e cortá-los em rodelas. Cortar as cebolas em gomos largos e refogar em azeite até ganharem alguma cor.
- Ferver o leite com o dente de alho. Quando levantar fervura, desligar o lume e introduzir os lombos de bacalhau. Tapar e deixar cozer durante 20 minutos (se possível, cozer o bacalhau em leite, em vácuo).
- Lascar os lombos de bacalhau.
- Num tabuleiro, alternar camadas dos diversos ingredientes e regar com o azeite da cebolada e levar ao forno a 180ºC, até estar bem quente.
Finalização
- Terminar com azeitonas picadas e salsa picada. Como alternativa de apresentação, empratar como na fotografia ao lado.