Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

BACALHAUS E VINHOS NO OESTE

IMG_1397.jpg

Aproveita-se o passeio à região Oeste, que cada vez me agrada mais, come-se um bom bacalhau, visita-se a Adega e ainda se compram lembranças comestíveis.  Um dia em cheio, a fazer com este tempo chuvoso. 

O restaurante está perto da fábrica Riberalves, de transformação de bacalhau, que já tive oportunidade de visitar (veja https://conversasamesa.blogs.sapo.pt/bacalhau-congelado-sim-ou-nao-68019) e que é exemplar. 

IMG_1407.jpg

 

IMG_1391.jpg

IMG_1394.jpg

O restaurante é muito espaçoso e cheio de confortáveis recantos, onde se pode tomar uma bebida enquanto se espera. Começámos a refeição com pastéis de bacalhau, bons mas não especiais. A minha recomendação para prato principal é o Cachaço de bacalhau no carvão. Quantas vezes lá for, quantas vezes repito. É uma das partes mais deliciosas do bacalhau, uma espécie de lombo mais gordo e suculento geio de sabor que aguenta com garbo a secura de uma grelha. E até pode comprar cachaço congelado na bonita loja da entrada do restaurante. Experimentei também o  Cachaço de bacalhau confitado com arroz cremoso de coentros, mas gostei mais da versão no carvão. A dose custa 22€50 mas é farta e com uma entrada dá para 2.  De sobremesa, o pastel de Torres é sempre apreciável, sobretudo estes da Serra da Vila, os meus favoritos. Bonita e preciosa alternativa é a Pera ao vinho, massa filo e creme de mascarpone. 

 

IMG_1395.jpg

IMG_1399.jpg

Cachaço de bacalhau com Touriga Franca

 

IMG_1400.jpg

IMG_1401.jpg

Cachaço de bacalhau confitado com arroz cremoso de coentros

 

IMG_1402.jpg

Pera ao vinho, massa filo e creme de mascarpone. A propósito do "ao", um galicismo: deixem-se disso, é pera no vinho, peixe no sal, etc. 

IMG_1403.jpg

 

De vinhos da Adega Mãe gostei da combinação do cachaço com o Petit Verdot, uma casta típica da região de Bordeaux, onde é cultivara desde o tempo dos Romanos.a acidez e frescura dês vinho faz frente a gordura do cachaço. Outra opção é o Touriga Franca 2020. Os vinhedos de onde provém o vinho rodeiam o restaurante e criam uma paisagem magnífica. Neste dia celebramos m o bónus de um arco-íris. O Sal na Adega é uma boa opção para comer bacalhau perto de Lisboa, embora a ementa também apresente convidativos pratos de carne e até vegetarianos, e ainda menus de degustação harmonizados com vinhos. 

 

IMG_1400.jpg

 

 

 

Sal na Adega- Adega Mãe 

Estrada Municipal 554 Torres Vedras

Marcação neste link: Restaurante Sal na Adega

1 comentário

Comentar post