BELVEDERE ITALIANO
Gosto de um bom restaurante italiano de quando em quando. Daqueles em que se come e massa como entrada e a proteína a seguir, só com um bom molho e legumes. Há um tempo que andava com vontade de experimentar o Belvedere, o italiano do Hotel Grande Real Villa Itália, situado no local onde habitou o Rei Umberto II de Itália durante a sua permanência em Portugal, na década de 1950. A ocasião surgiu quando vi uma promoção no Zomato: por 25 euros, o restaurante oferecia bebidas, uma entrada, um prato principal e sobremesa. Telefonei a reservar e mencionei a promoção, que era completamente ignorada por quem me atendeu. Pedi que se informassem e mantive a reserva para 4 pessoas ao jantar. Lá chegada, a confusão continuava. Quando me sentei à mesa, fui informada que me concederiam o preço da promoção, embora me aconselhassem a escolher à carta porque às vezes até ficava mais barato. Contudo, esta promoção ignorada pelo restaurante ainda hoje permanece na Zomato.
Bom, prossigamos então com a refeição, que foi regular, mas que não me deixou vontade de regressar.
Na mesa: pão, manteiga de tomate e de tinta de choco, salada de polvo e azeitonas. Tudo regular.
Entrada: cogumelos, pancetta, beringela e tomate seco. Agradável mas sem história.
Pratos principais: pedimos três saltimbocca de vitela à parmiggiana com beringela. A designação «parmiggiana» vem de «Parma», que significa um «escudo», ou seja algo que protege a comida. A minha expectativa era um escalope panado, habitualmente acompanhado com molho de tomate e, eventualmente uma cobertura de queijo derretido. Quando o prato chegou com três almofadinhas panadas ladeadas por um rectângulos de 2 cm por 7 cm de beringela, pensei que se tinham enganado no pedido. Após confirmação, confesso que me senti enganada. Não dava para perceber o que estava no interior da capa. Um prato pouco agradável. Um fraca interpretação livre da saltimbocca pelo cozinheiro.
O quarto prato principal pedido consistiu em Tortellini de camarão, que, felizmente, vinham na sua forma expectável e correctos.
Para sobremesa, um bom tiramisu e uma agradável mousse de chocolate
A sala de jantar é lindíssima, toda em brancos e azuis. No Verão abre para uma varanda, onde se pode comer. Contudo, deste belvedere não descortinei nada que lá me fizesse voltar.