Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

BIFES, BIFINHOS E BIFALHADAS

2016-02-20 14.52.28.jpg

 

 

 

São muito diferentes entre eles e representam vários tipos de apetites. Há alturas em que apetece um bife, daqueles com muito molho para ensopar o pão, em que a carne é quase um acessório, e alturas em que apetece mesmo é uma bifalhada, carnes só passadas na grelha com umas pedras de sal adicionadas na hora. Neste caso, usada sem disfarces, a carne tem de ser mesmo boa. Carne mesmo boa é, infelizmente, rara pela capital, que já foi famosa pelos seus bifes. Lembramos o bife à Jansen, da cervejaria com este nome, a título de exemplo. Hoje, um bom bife encontra-se em poucos locais, habitualmente caros.

Hoje vou confidenciar-vos que, quando me apetece comer uma boa bifalhada, vou até Carcavelos, à Taberna ds Pereiras (é mesmo sem o «o», não liguem). Os Pereiras são dois, um está na sala, outro na grelha.

O restaurante, de espaço agradável, está sempre à cunha, sobretudo ao fim-de-semana, pelo que é melhor reservar. Os bifes consistem em umas pantagruélicas costeletas desossadas e pesam cerca de 600 gramas, para mais. Logo, dão para 2 pessoas, que os acompanhamentos são generosos. O seu único tempero é o sal e a grelha. Custa 16,50 euros este belo bife para dois, de carne muito saborosa e macia, mas que tem a bondade de resistir ao dente. Eu peço sempre as batatas bem fritas, porque os restaurantes têm sempre a tendência de as trazer moles.

É barato o bife, mas atenção porque a conta depressa duplica, como é tão típico nos restaurantes portugueses. Junto a conta da refeição para que possam avaliar este efeito crescente das entradas e das bebidas, tão característico da nossa restauração. De entrada, peçam umas belas chamuças.

 

a2250b46-cf22-4f1b-a1cc-94577a093acd_zpsi0elpirf.j

 

 

Taverna d’s Pereiras

Rua Paulo Jorge, 167, Carcavelos, Cascais

21 4571024

 

 

 

1 comentário

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.