Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

BILHETES POSTAIS: COMER EM SINGAPURA

 

 

A comida de Singapura é influenciada pela China, Malásia e Tailândia, embora tenha características próprias. Emblemático dessas características é o bak kut teh, abaixo descrito. Comida de rua em Singapura é, em geral, segura, mas fica aqui alguns endereços que experimentei. Também aqui pode encontrar restaurantes de topo, dois dos quais estão entre os 10 primeiros dos 50 Best, mas que infelizmente não tive tempo para experimentar (nomeadamente o Odette, número 1 da Ásia, e o burnt Ends, número 10).

É imperativo fazer uma das refeições no CÉ LA VI, no topo do Marina Sands, mesmo ao lado da piscina infinita. O restaurante é muito animado, tem uma vista espectacular e não é demasiado caro (uma refeição com 2 pratos custa 45 dólares de Singapura – 33 euros). Experimente o Bak Kut Teh vegetariano. Já um quarto no hotel Marina Bay Sands custa em Fevereiro cerca de 1500 dólares de Singapura (perto de 1000 euros).

 

1 Bayfront Avenue Marina Bay Sands Tower 3, Singapura 018971

 

 

 

Incomparavelmente mais barata foi a minha refeição bak kut teh, prato típico de Singapura e da Malásia. Uma tigela de caldo super aromático onde boiam umas folhas de couve e se empilham costelinhas de porco tão longamente cozidas que a carne se separa sem qualquer hesitação do osso para se desfazer prazeirosamente na nossa boca. Foi no Maxwell Road Hawker Centre, uma espécie de food court sem o centro comercial. Há vários em Singapura. Aqui comi muito bem e muito barato. De entre muitos, escolhi uma barraquinha de bak kut teh servido por um senhor muito muito velho que não falava uma palavra de inglês. O negócio fez-se comigo a apontar para o prato numa ementa com fotos e nomes em inglês de aparência bastante sebosa. O segredo nestas coisas é não olhar muito para o pormenor. Foi o melhor prato que comi em Singapura e que muito gostaria de voltar a comer. Pode comer-se com uma colher e pauzinhos para segurar as costelinhas enquanto se roem. Recomendo vivamente (8 dólares de Singapura – cerca de 3,9 euros). A única sobremesa que vale a pena (e provei várias) é a fruta vendida numa das bancas muito bem arranjada e a dar prazer à vista.

 

1 Kadayanallur St, Singapura 069184

 

 

 

Muito barata também foi a refeição que fiz num antro situado num beco pela curiosidade de ter tido uma estrela Michelin em 2016. Era propriedade de um pai e um filho, mas o pai faleceu. Comi numa mesa de plástico numa espécie de terraço, tudo completamente sujo comme il faut. À escolha só há três pratos: um de peixe frito e dois de porco, com e sem caldo. A emparelhar dois tipos de sopa à escolha, uma de feijão preto, outra de algas. Optei pela de algas e pelo porco com massa larga. Depois de 15 minutos na bicha (só locais, nem um turista à vista), cheguei ao balcão da minúscula cozinha onde está um rapaz a lavar loiça com uns panos para onde não vale a pena olhar, um outro que recebe o dinheiro e ajuda a empratar e o cozinheiro (o filho). A coisa processa-se da seguinte forma. Depois de apontarmos para a foto do que queremos (o rapaz que recebe o dinheiro não fala uma palavra de inglês), o cozinheiro começa a cozer a massa, processo que demora uns segundos mas que supõe o traslado de várias águas e caldos quentes de umas tigelas para as outras. Em seguida, chegam as carnes (tirinhas finas de carne e de fígado e almôndegas) numas tigelas e são incorporadas no caldo juntamente com a massa. Por fim, umas tirinhas de peixe frito. Vai tudo para um prato fundo previamente aquecido com as águas da cozedura da massa que, juntamente com a tigela da sopa, nos são entregues numa bandeja de plástico com malagueta cortada em molho de soja. A apreciação? Não vale de todo a pena. A carne não sabe bem, o fígado ainda pior. A única coisa boa era a sopa de algas. Não vale de todo a deslocação, nem pela piada do balé culinário. Para rematar, fumei um cigarro no relvado fronteiro e deitei as beatas numa lata de Milo destinada ao efeito. Preço da refeição: 8 dólares de Singapura (5,2 euros). Critérios da Michelin na Ásia...

BLK 466 Crawford Lane #01-12 Singapura 190465

www. Taihwa.com.sg

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.