BOLO ARCO-ÍRIS
Hoje, a minha querida filha faz 25 anos, um quarto de século já. Consigo lembrar-me de cada um dos aniversários, rigorosamente medidos pelos bolos de que lhe fui fazendo. O primeiro foi o tradicional coelinho em pé, o mesmo que a minha mãe fez no meu primeiro aniversário. Ainda hoje tenho a forma, mandada fazer num funileiro há quase sessenta anos, à espera do meu primeiro neto. Depois, seguiram-se-lhe as bonecas ou os cartoons em voga. Feita jovem, a Ana preferia os bolos à base de frutos. Este ano, não resisti a este arco-íris de cores.
Aqui fica a experiência completa deste bolo, simples de fazer, composto por 3 partes: a massa, o recheio e cobertura e o fondant. Este último é dispensável, mas usei um de compra. (Vende-se em caixas, pronto a ser usado, bastando para isso estendê-lo com o rolo sobre açúcar em pó; não o deixe ficar demasiado fino, para não rasgar.)
Essencial é ter cinco formas iguais (a minhas são da Wilton), pelas quais se distribui a massa do bolo, cada parte colorida com um diferente corante. Como alternativa, pode usar sempre o mesmo corante, mas em porções gradualmente maiores.
Massa do bolo
Usei a receita da caixa das formas, mas achei-a demasado doce e um pouco seco. Como alternativa, pode usar qualquer massa de textura densa, como a do bolo de iogurte.
280 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 boa pitada de sal
120 g de manteiga amolecida
260 g de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha transparente
180 ml de leite
4 claras
corantes, a gosto
- Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar as 5 formas com spray de óleo vegetal.
- Peneirar a farinha, o fermento e o sal para uma tigela média.
- Na batedeira eléctrica, bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Juntar as claras, uma de cada vez, batendo sempre.
- Adicionar a baunilha. Juntar a mistura da farinha, batendo devagar e alternando com o leite.
- Dividir a massa em cinco partes e misturar os corantes.
- Distribuir pelas formas e levar ao forno durante 15 a 17 minutos.
Recheio e cobertura de queijo-creme
Escolhi uma receita da Martha Stewart (está no site)
230 g de queijo-creme (tipo Philadelphia), à temperatura ambiente
- 8 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente, em pedaços
- 125 g de açúcar em pó
- 1 colher de chá de extracto de baunilha, transparente
Coloque o queijo-creme numa tigela média e amacie com uma espátula de borracha. Junte gradualmente a manteiga e bata até ficar homogéneo. Junte o açúcar em pó e bata para misturar. Por fim, adicione a baunilha.
Montagem
Coloque o premiro círculo de bolo no prato e cubra com o recheio. Prossiga até esgotar os cinco bolos. Cubra os lados e o cimo dos bolos com a mistura de queijo-crème. Se quiser, forre com o fondant e enfeite a gosto.