BOLO DE GELADO EM CAMADAS
Há muito que andava com vontade de fazer um bolo com várias camadas de gelado. Aproveitei os dois anos da minha neta Mariana como pretexto. A minha ideia era fazer uma primeira camada de bolo. Optei pelo chocolate e encontrei uma óptima receita na Martha Stewart (nunca falha). Ficou a base perfeita, com sabor e texturas agradáveis. Só omiti a baunilha, sempre presente em todos as confecções estado-unidenses, mas que nem sempre é desejável. Depois, os gelados do Santini, claro. Escolhi a nata, o morango e o caramelo, por esta ordem de camadas. Mas use a combinação que lhe parecer melhor. Para rematar e embelezar, fiz um praliné de amêndoa que usei triturado para cobrir o bolo e em pedaços grosseiros para enfeitar. Resolvi introduzir morangos cortados em pedaços pequenos entre a camada de morango e a de caramelo, mas não resultou: o morango fica congelado muito mais tempo que o gelado e só se torna mastigável quando o gelado já começou a derreter. O bolo é fácil de fazer, mas requer algum tempo porque cada camada tem de congelar antes de ser colocada a seguinte. Este processo leva, no mínimo, duas horas. O melhor será começar dois dias antes. Aqui vai a receita, bem explicada passo a passo.
Pralinê
Manteiga para untar um tabuleiro com cerca de 25 cm por 40 cm, ou semelhante
150 g de amêndoas torradas
350 g de açúcar
120 ml de água
2 colheres de sopa de sumo de limão
Bolo de chocolate
25 g de cacau em pó (sem açúcar)
70 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ de colher de chá de fermento em pó
¼ de colher de chá de sal grosso
1 gema grande
60 ml de natas ácidas (buttermilk)
60 ml de água quente
1 colher de sopa de óleo vegetal
Gelados
1, 5 litros de gelado (usei gelado do Santini): nata, morango e caramelo
Pralinê
Comece por fazer o pralinê.
- Unte o tabuleiro generosamente com a manteiga.
- Espalhe as amêndoas torradas no fundo do tabuleiro.
- Coloque o açúcar e a água num tacho e mexa para ficar bem molhado. Leve a lume esperto até ficar cor de caramelo clara. Junte o sumo de limão com cuidado.
- Deite o caramelo sobre as amêndoas, tendo o cuidado de o espalhar por todo o tabuleiro. Deixe arrefecer.
- Quando estiver frio, torça o tabuleiro e com uma espátula vá libertando o pralinê. Guarde alguns pedaços numa caixa, para enfeitar o bolo. Quando estiver completamente frio, triture no liquidificador, mas de forma a deixar ainda alguns pedacinhos.
Bolo de chocolate da base
Faça o bolo de chocolate, receita da Martha Stewart adaptada. Não use chocolate em pó (que tem açúcar) mas sim cacau em pó.
Uma forma de abrir ou de fundo amovível com cerca de 20 cm de diâmetro com spray ou com manteiga.
- Aqueça o forno a 180ºC.
- Numa tigela, misture o cacau em pó, a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento e o sal.
- Adicione a gema, as natas ácidas, a água quente, o óleo e bata com as varas.
- Deite na forma untada e leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos, ou até o palito espetado no centro do bolo sair seco.
- Retire do forno e deixe arrefecer completamente (cerca de uma hora e meia).
Para as camadas de gelado
Forre a forma com uma tira de papel vegetal a toda a volta. A altura do papel deve ser superior à da forma em cerca de 3 cm. Sobreponha ligeiramente.
Retire o gelado de nata do congelador e deixe de fora até conseguir mexê-lo com uma colher de pau. Não deixe começar a derreter.
Espalhe o gelado sobre o bolo e, com uma espátula curva, alise de modo a obter uma camada o mais uniforme possível. Leve ao congelador durante cerca de duas horas. Se puder, envolva a forma em papel de alumínio.
Retire o gelado de morango do congelador e repita o processo usado com o de nata. Leve mais duas horas ao congelador. Repita o processo com o gelado de caramelo.
Imediatamente antes de servir, desenforme o gelado, retirando o anel e o papel. Deixe ficar a base da forma.
Cubra com o pralinê triturado que reservou e enfeite com os pedaços inteiros. Sirva de imediato, usando uma faca imersa em água quente.