Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

BOM APETITE POR UMA BOA CAUSA

IMG_0878.JPG

 

 

 

 

 

Em Cascais toda a gente conhece esta «instituição» com mais de 30 anos. São muito os que já se reconfortaram com a sua sopa, o seu arroz de pato ou as suas farófias. As duas responsáveis pelo Bom Apetite, a provedora da Misericórdia de Cascais, Isabel Miguéis, e Conceição Machado, que está à frente das lojas deste pronto a comer da Misericórdia, foram também as suas fundadoras.

 

IMG_0929.JPG

 Conceição Machado e Isabel Miguéis, a provedora da Misericórida de Cascais, as farófias e os suspiros 

 

Tudo começou em 1983, na cantina de uma escola da Misericórdia em Manique, onde a Conceição cozinhava para as crianças. Os almoços eram tão bons que atraíam professores e funcionários de outros locais. Daqui veio a ideia de vender comida para fora, para arredondar as contas da escola. Sendo a cozinha pequena e as encomendas muitas, foi preciso mudar para novas instalações autónomas na Praça de Toiros de Cascais, onde o Bom Apetite esteve até à sua demolição em 2006, altura em que se estabeleceram nas actuais instalações de Alvide. Neste momento, a receita obtida no Bom Apetite constitui uma importante ajuda para o orçamento da Misericórdia de Cascais.

 

IMG_0886.JPG

Os famosos crepes do Bom Apetite, cuja finura está bem patente

 

 

IMG_0902.JPGOs preparos para a deiciosa canja

 

IMG_0903.JPG

IMG_0905.JPG

 

 

IMG_0911.JPG

 

 

IMG_0913.JPG

IMG_0908.JPG

 

Os panelões e as fantásticas cozinheiras nos seus postos 

 

 

A cozinha tem as melhores condições possíveis. Espalhada pelas suas diversas secções uma fantástica equipa de cozinheiras prepara pratos da melhor cozinha portuguesa, tradicional ou com influência francesa. Num canto do enorme fogão fervilha num dos panelões um caldo de pato para o arroz, enquanto noutro espessa um bechamel para os croquetes, e ainda noutro rescendem as salsichas enroladas em couve.

 

As fichas técnicas das receitas são da autoria da Conceição que, em conjunto com a filha Luísa, dirige a casa com a imensa experiência que acumulou em jovem como cozinheira de casas ricas. Tudo é bom e feito com produtos frescos e técnicas tradicionais. Eu tenho os meus preferidos: o arroz de pato, os filetes de peixe, o pudim de ovos e as farófias.

Por cortesia do Bom Apetite, aqui fica a maravilhosa receita das famosas farófias, um pouco diferente da tradicional, mas muito, muito fácil de fazer, tal qual me foi explicado pela pasteleira Fátima.

 

(Na primeira foto, três gerações no Bom Apetite: Conceição, avó e directora, Luísa (filha e directora) e Leonor (neta e sobrinha e vountária)

 

 

 

IMG_0921.JPGAs farófias no forno 

 

IMG_0887.JPG

Fátima, a pasteleira que ensinou a fazer as farófias

 

IMG_0884.JPGFarófias e bolos

 

IMG_0891.JPGBatendo as claras com uma supervarinha 

 

 

FARÓFIAS À CONCEIÇÃO MACHADO

 

Para as claras

10 claras

150 g de açúcar

 

 

 

 

Pré-aquecer o forno a 150ºC.

Bater muito bem as claras em castelo firme e juntar o açúcar. Continuar a bater até ficarem brilhantes.

Colocar num recipiente refractário (pyrex), ou num recipiente em folha de alumínio, e levar ao forno durante 20 minutos, ou até as claras ficarem douradas.

 

 

Para o molho (leite-creme)

1 litro de leite

1 casca fina de limão

200 g de açúcar

10 gemas

40 g de maisena

 

Num tacho, aquecer muito bem o leite com a casca de limão e o açúcar, reservando 1 dl do leite para desfazer a maisena.

Numa tigela pequena, deitar lentamente o leite na maisena, para a desfazer. Quando o leite levantar fervura, juntar a maisena desfeita. Deixar amornar levemente e deitar na tigela onde estão as gemas ligeiramente batidas. Passar a mistura por um coador e deixar arrefecer ligeiramente.

Deitar este molho sobre as farófias arrefecidas e servir, com ou sem canela.

 

 

IMG_0930.JPG

 

Rua das Padarias
Edifício da Panisol
Armazém A - Alvide
2756-501 Cascais


Contactos
Telefone  - 214 868 747
E-mail - bomapetite@scmc.pt 


Horários 
De 3ª feira a Sábado: 10.00h às 20.00h
Encerra: Domingo, 2ª feira e feriados

 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.