BOM DIA MATOSINHOS
Por razões de trabalho, tive de me deslocar dois dias ao Porto. O relato de alguns locais que visitei e onde comi vai ficando aqui no blog em vários posts.
A praça de Matosinhos ainda é à séria. A parte do peixe é constituída por muitas bancas, onde alternam diversas espécies de peixe, mais do que é habitual ver-se, na maioria provenientes de pesca artesanal. É o que a rede ou a linha trouxe. Aqui se abastecem muitos restaurantes do Porto.
Dá gosto ver a parte da criação. Galinhas pica no chão e para cabidelas, galos de crista empinada e até as galinhas pretas usadas nas festas do pau de fileira, para dar sorte às novas casas. Codornizes, patos e coelhos completam a colecção da Ana Maria, que simpaticamente nos aponta as qualidades de cada bicharoco.
A secção dos frescos é riquíssima. Trouxe de lá uns incríveis pêssegos de roer rosa, tão difíceis de encontrar e tão sumarentos e doces.
Em Matosinhos há hoje imensos restaurantes, sobretudo dedicados ao peixe, mas eu levava saudades do Gaveto, onde já diversas vezes comi óptima lampreia, e não me arrependi.
Para começar, uns percebes bons e bem cozidos seguidos de uns fantásticos filetes de pescada com salada russa e de uns rojões feitos a preceito. Para rematar, um fresquíssimo pão-de-ló de Ovar.
O Gaveto
Rua Roberto Ivens, 826
4450-249 Matosinhos - Portugal
Telefone 229 378 796