Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

BOM DIA MATOSINHOS

  

Por razões de trabalho, tive de me deslocar dois dias ao Porto. O relato de alguns locais que visitei e onde comi vai ficando aqui no blog em vários posts.

A praça de Matosinhos ainda é à séria. A parte do peixe é constituída por muitas bancas, onde alternam diversas espécies de peixe, mais do que é habitual ver-se, na maioria provenientes de pesca artesanal. É o que a rede ou a linha trouxe. Aqui se abastecem muitos restaurantes do Porto.

Dá gosto ver a parte da criação. Galinhas pica no chão e para cabidelas, galos de crista empinada e até as galinhas pretas usadas nas festas do pau de fileira, para dar sorte às novas casas. Codornizes, patos e coelhos completam a colecção da Ana Maria, que simpaticamente nos aponta as qualidades de cada bicharoco.

A secção dos frescos é riquíssima. Trouxe de lá uns incríveis pêssegos de roer rosa, tão difíceis de encontrar e tão sumarentos e doces.

 

IMG_3944.JPG

IMG_3949.JPG

IMG_3951.JPG

IMG_3954.JPG

IMG_3958.JPG

 

Em Matosinhos há hoje imensos restaurantes, sobretudo dedicados ao peixe, mas eu levava saudades do Gaveto, onde já diversas vezes comi óptima lampreia, e não me arrependi.

Para começar, uns percebes bons e bem cozidos seguidos de uns fantásticos filetes de pescada com salada russa e de uns rojões feitos a preceito. Para rematar, um fresquíssimo pão-de-ló de Ovar.

 

IMG_3965.JPG

IMG_3967.JPG

IMG_3972.JPG

 

IMG_3973.JPG

IMG_3975.JPG

 

O Gaveto

Rua Roberto Ivens, 826

4450-249 Matosinhos - Portugal

 

Telefone 229 378 796

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.