Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

CAFÉ ESTIVAL

IMG_0617.JPG

 

 

 

 gentes de chá e há gentes de café, como as há de cães e as há de gatos. Eu sou pelo cão e pelo café, sempre. No Verão, gosto de beber café gelado, mas sempre proveniente de uma extracção a frio, que o torna muito especial: mais suave e mais doce. Quando é extraído a frio, o café tem menos acidez e cafeína, além das vantagens de se conservar no frigorífico durante muito tempo (entre 8 e 15 dias) e de ser ideal para bebidas frias. Os baixos níveis de acidez tornam-no indicado para cozinhar e para quem sofra de problemas gástricos.

 

Este processo de extrair café sem recorrer a elevadas temperaturas ou a pressã deverá ter sido trazido de Java para o Japão por comerciantes holandeses. O responsável pela actual popularidade da extracção a frio foi um engenheiro químico norte-americano, Todd Simpson que, após uma viagem ao Peru, desenvolveu este sistema, carinhosamente baptizado de Toddy. A filosofia da extracção a frio consiste em substituir o calor pelo tempo. Ao longo de um período de 12 horas, o café moído grosso fica em infusão na água fria, sendo seguidamente filtrado para retirar o pó.

 

 

IMG_0602.JPG

IMG_0603.JPG

IMG_0604.JPG

IMG_0607.JPG

 

 

No entanto, basta ter em casa um frasco com tampa de enroscar e um filtro de papel para poder fazer café extraído a frio. É facílimo. Coque o café moído grosso, junte a água fria e mexa com colher de pau ou de plástico. Deixe 12 horas em infusão à temperatura ambiente, ou no frigorífico se estiver muito calor. Passe o café por um filtro de papel colocado sobre um passador de rede.

Uma outra alternativa é fazê-lo na prensa francesa (quando empurrar o êmbolo, fica logo coado).

 

Faça o café à noite e delicie-se nas manhãs quentes de Verão.

 

1 porção de café de Moagem Grossa para 4 porções de água

Neste caso usei o famoso Tarrazu, da Costa Rica, um magnífico café com bastante corpo e acidez e muito aroma, comprado na Casa Carioca, da R. da Misericórdia

 

 

 

IMG_0610.JPG

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.