Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

CENAS COM ATALHOS: O COZIDO À PORTUGUESA

 

 

 

IMG_6834-1.jpg

É o enchido de Colombo. Dentro de uma tripa de vaca, está o compêndio dos essenciais cárnicos do cozido à portuguesa: carne de porco, farinheira, chouriço de carne, morcela, chouriço-mouro, chouriço de toiro bravo tudo envolvido em arroz e encerrado em tripa bovina. Tudo de grande qualidade e embalado em vácuo. Já não há muita novidade que me encante, mas este enchido agradou-me em pleno.

Eu fiz a coisa assim: cozi batata e nabo aos quadrados e minicenouras em água com sal. Retirei e, na mesma água, cozi folhas de couve. Retirei e cozi o tal enchido, que apenas demora 3 ou 4 minutos, trata-se apenas de um aquecimento. À água das cozeduras, juntei umas folhas de hortelã e servi como sopa do cozido. Depois cortei o enchido de cozido às rodelas com faca bem afiada e servi sobre os legumes. Por cima, deitei algum caldo do cozido. Foi um almoço fantástico, um verdadeiro cozido com todos os sabores que não perdem a sua identidade, feito num ápice. Só usei uma única panela e fiz um cozido em 15 minutos. Tem ainda outra vantagem: supera-se a dificuldade de fazer em casa um cozido para duas pessoas. É uma missão impossível e sobra sempre um monte de carnes e enchidos, já para não falar nas panelas que se sujam e no trabalho que dá. Um enchido dá para duas pessoas que não comam muito, mas comam bem. Quem queira, pode juntar uma leguminosa, feijão, por exemplo.

O produto chama-se Cozido d’Aldeia e é produzido artesanalmente na Quintinha d’Aldeia, em Pernes, no Ribatejo. Um negócio familiar com mãe, pai, um filho e uma filha. A ideia surgiu num almoço de cozido. A Mãe, como todos nós, não sabe fazer pouco cozido e acaba por sobrar sempre muito. Ouviu logo os filhos queixarem-se de que iriam andar uma semana a comer sobras de cozido. Palavra puxa palavra, começaram a falar de como se poderia fazer um cozido pequeno, só para uma refeição de uma família pequena, ou até só para uma pessoa. As experiências demoraram um ano, mas o produto saiu e tem feito sucesso. Está á venda no Corte Inglès e online em https://www.quintinhadaldeia.pt/.

Não esquecer que os enchidos de cozido devem ser guardados no frio e a sua validade é de 2 meses.

Os enchidos vão ser a minha próxima encomenda. Além de chouriços e farinheiras fumados com lenha, estou com o olho no chouriço de toiro bravo. Faz todo o sentido dada a localização ribatejana da quinta.

Os meus parabéns à família proprietária da Quintinha d’Aldeia que nos mostra que se pode inovar sem trair a tradição e servindo bons produtos.

 

IMG_6826-1.jpg

O caldo do cozido que fiz a partir da cozedura de todos os elementos, mas em separado. Primeiro as couves, depois, batata, nabo e cenoura e no fim o mini cozido. para finalizar, folhas de hortelã. 

IMG_6818.jpg

O mini cozido é vendido muito bem apresentado. Tem duração de 2 meses, mas deve ser guardado no frio. 

 

 

IMG_6827-1.jpg

O cozido tal como o servi. Dois mini cozidos são suficientes para 3 a 4 pessoas. 

 

 

IMG_6832-1.jpg