CINQUE TERRE II: LA SPEZIA
Neste segundo post vou falar-vos de La Spezia, onde fiquei alojada e que constituiu a minha base para visitar as Cinque Terre. Começo por vos dizer que as Cinque Terre são um destino fabuloso que deve ser feito com calma, não apenas para passar os olhos a correr e tirar umas fotos, mas para relaxar, caminhar, sentar, comer, descansar e passar devagar o tempo.
A opção pelo AirB&B em la Spezia para servir de base à viagem revelou-se excelente, já que esta pequena cidade tem um AirB&B fabuluso, perto da estaçãoi de comboios que nos leva às Cinque Terre, sendo também um destino fabuloso per se. Aqui fica o link do Il Timone: https://www.airbnb.com/rooms/34850771?source_impression_id=p3_1736090435_P3Tawr-klPCPzFG1
A porta de entrada do AirB&B de fora (nesse dia havia uma casamento) e por dentro: lindo prédio com tectos altos e num R/ch com apenas aquelas escadas.
A ideia de ficar numa das Cinque Terre parecia atraente de início, mas à medida que comecei a pesquisar pareceu-me muito redutora. Primeiro, é preciso subir sempre da estação para o alojamento com as malas às costas e, em seguida, usar essa vila como ponto de partida para as outras. À noite, as vilas são um bocado mortas, ao passo que La Spezia tem muitos restaurantes e locais agradáveis. Se mesmo assim quiser ficar numa das Cinque Terre, a melhor escolha seria a mais plana de todas, a que tem praia e mais comércio: Monterrosso Al Mare.
La Spezia tem valor para visitar por si mesma, até acabámos por lhe dedicar um dia de visita. E o meu AirB&B revelou-se imbatível, a valer a pena as 3 tardes que passei na internet para o encontrar. É preciso cuidado com o que se escolhe: alguns alojamentos parecem perfeitos até descobrirmos que são num terceiro andar sem elevador, por exemplo, ou numa ponta da cidade, longe de tudo. O meu eleito chama-se Il Timone (veja aqui) e os donos, a Miriam e o Roberto, são de uma simpatia imbatível. Primeiro, têm uma casa ótima, bem situada e com boas divisões de tectos altos, num prédio lindo e clássico. Depois, não há nada que eles não tenham colocado na casa, desde belíssimos chapéus de chuva, a vários tipos de comida e condimentos, passando por indicações turísticas, de restaurantes e de outras lojas. Têm muita roupa de cama e atoalhados, máquina de café de cápsulas com um monte delas de oferta. Estão sempre disponíveis para nos darem indicações e para ajudarem. Como vivem no mesmo prédio, são eles próprios que nos entregam a chave à chegada. Foram tão simpáticos que nos foram buscar e levar de carro à estação de caminho de ferro, a cerca de 800 m de casa. Eu levei-lhes um pacote de pastéis de nata do aeroporto e eles gostaram muito. A casa fica muito bem situada, perto do centro, a 10 minutos a pé da estação onde todos os dias apanhávamos o comboio para as Cinque Terre. Já tínhamos uma rotina que consistia em ir ao supermercado ao fim do dia, no caminho da estação para casa, a fim de comprar mantimentos para o pequeno-almoço e umas duas vezes, para jantar em casa, uma das vantagens de ter cozinha.
O supermercado muito perto de casa e com tudo o que precisamos.
Com pasta fresca, um pesto fresco delicioso e um bom pedaço de Parmesão fizemos um jantar maravilhoso que acompnhámos com um Prosecco. Tudo do supermercado DORO.
Os preços dos produtos do supermercado são semelhantes aos nossos, mas há toda uma série de coisas diferentes que é bom poder levar para casa. Uma noite, comprei massa fresca, uma caixa de pesto fresco e um bom naco de parmesão (claro que a Miriam e o Roberto tinham vários raladores de queijo em casa) e em 15 minutos fizemos uma refeição fantástica que terminou com uns cannolli comprados na padaria.
Para entreter, uma focaccia e um queijo (não me lembro o que comprei, mas não podemos falhar) também do Doro.
A cidade de La Spezia distribui-se por vários níveis, aos quais se acede por grandes escadarias, sendo que o nosso AirB&B fica num nível intermédio, mas tem um elevador a 20 m para descer para a rua das compras e outro para suboir para o castelo. O supermercado que usámos chama-se Doro e fica numa perpendicular à rua principal onde estão as melhores lojas, a Via Del Prione. Não deixe de comprar um vinho, que há uma boa variedade a bom preço.
A Via del Prione
A Via del Prione ainda tem este tipo de lojas antigas.
A ver em La Spezia
O elevador que sai da rua do AirB&B e chega ao castelo.
O castelo e parte da sua vista, que faz 360º na cidade.
O Castelo: situado muito perto do AirB&B, do outro lado da rua, há um elevador que sai diretamente no castelo. Este tem um museu que mostra a história do local através de diversos objetos, e uma vista fabulosa sobre La Spezia e o mar.
CAMeC: Museu de moderna e contemporânea, sobretudo as gerações mais jovens de artistas italianos. Recém-aberto.
Abrigo Anti-aéreo Quintino Sella – muito interessante a visita, mas só acontece por marcação (ver na net). Antigo abrigo aéreo da Segunda Guerra apresenta um bom e emotivo acervo. A dois minutos a pé do AirB&B, é só descer umas escadas.
O Porto e as praias – vai-se muito bem a pé do AirB&B.
A Via Del Prione e suas perpendiculares.
O Mercado - 10 minutos a pé do AirB&B, vale a pena ver e comprar alguma coisa para cozinhar no apartamento. Está dividido em 4 pavilhões.
Restaurantes
Em primeiro lugar o Pepe Nero. Boa carne boa pasta, belos sabores. Esplanada na calçada, serviço simpático e muita escolha de pratos. Via Catalafimi 36, numa perpendicular à Via del Prione, muito perto de casa.
Não esquecer os maravilhosos docinhos do ILLICE
Granel Sfuseria: Piazza Sant'Agostino 63, La Spezia: bom peuxe e marisco, um limonccino Spritz e uma esplanada muito agradável no meio de uma praça.