Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

COMER BEM E BARATO EM CASCAIS

vela azul.jpg

 

Cascais tem uma oferta muito limitada e homogénea em termos restaurativos. Com preços altos e pouco previsíveis quando se trata de peixe ao quilo, para cozer ou grelhar, encontramos um bordejo de restaurantes pela Estrada do Guincho. Dos antigos, lembro-me muito bem de frequentar, de quando em quando, o Raio Verde quando era universitária, o mais em conta de todos eles. De todos eles, o meu preferido é o novo Porto de Santa Maria (ver aqui um exemplo, https://conversasamesa.blogs.sapo.pt/jantar-vinico-no-porto-de-santo-maria-118011), cujos preços se equiparam hoje aos dos seus congéneres guinchenses e cuja oferta é bem mais variada. No próximo post, vou falar-vos de uma oferta nova na área de Cascais e que foge ao habitual por aqui.

Hoje, o centro de Cascais cheira intensamente a caril, dos vários restaurantes indianos que lá há. A estes juntaram-se um marroquino, um tailandês e muitos outros dedicados aos turistas, como dubitativos sushis e hambúrgueres pouco apelativos. No centro, salva-se o Beira-Mar, cuja oferta de peixe e marisco do mar cascalense é imbatível. Depois, espalhados na malha da vila ainda sobrevivem três ou quatro locais, quase apenas frequentados por locais, e onde se pode comer bom e barato.

É nestes que como habitualmente, e cada vez que experimentei um novo, arrependi-me. Para peixe, numa oferta mais em conta (um almoço a cerca de 20 euros com sobremesa e vinho), vou sempre ao Vela Azul. Penso que nunca lá vi um camone. Uma bela pescada cozida, sardinhas, carapaus, garoupa e chocos, sempre tudo fresquíssimo. A grelha é eléctrica. Tirando as amêijoas, não há mais marisco.

 

Vela Azul

Travessa Conde Castro Guimarães, lote 2, 2750-642, Cascais

Tel: 21 483 4932

Fecha domingo e segunda

 

 

Para carne, o Beirão, com o seu belíssimo naco de vazia para duas pessoas. É sempre de pedir qualquer carne que leve as batatas chips, maravilhosas, estaladiças e sequinhas. Têm peixe, mas nunca lá o comi...

Este era um típico restaurante de bairro, agora cheio de grandes mesas de chineses e de outros estrangeiros. Os preços aumentaram de mais para o tipo de restaurante. Quanto ao pessoal, é daquele do antigamente, mesmo os jovens, daqueles que fazem o favor de nos arranjarem uma mesa ou de tomarem nota do que queremos, sobretudo quando não somos habitués. Mas fazem este número bem feito, e às vezes até com graça. Podemos considerar um número de variedades...O cozinheiro, esse, resolveu dar uma de chef e é super simpático, fazendo o tour das mesas. Outro número.

O Beirão

Largo de Birre, 2750-234, Cascais

Tel: 21 487 1086

Fecha à quarta

 

IMG_6233.JPG

 

 

Para o fraguinho assado, o Somos um Regalo, é imperdível. Frango da Guia, bem temperado e grelhado, boa batata frita e atendimento simpático. Sempre cheio e super barulhento. Um must.

 

Somos um Regalo

 

Av. Vasco da Gama 36, 2750-509 Cascais

Tel: 21 486 5487

Fecha à terça

 

 

 

1 comentário

Comentar post