Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas à Mesa

COMER O MÉXICO NO TEXAS

IMG_6138.jpg

 

Cá estou novamente a reportar do Texas, Houston, onde está uma vaga de frio pouco vulgar. Hoje de noite vão estar negativos e a região não esta preparada para estes frios. Ontem caiu uma boa chuvada tropical com raios e coriscos e a temperatura baixou bastante. Não o suficiente para nos fazer desistir de ir jantar fora. O Texas é uma região onde o espaço não falta, por isso o comércio concentra-se não só em centros comerciais espalhados pelos vários bairros, mas sobretudo nas plazas, grandes áreas onde se concentram os precisos, como lavandarias e os omnipresentes nails salons (aqui os cabeleireiros não arranjam mãos, só cabelos), mas também restaurantes de bairro. Foi um desses, o Uli’s Kitchen que escolhemos. É um mexicano mais fiel á cozinha mexicana do que a maior parte dos que aqui se encontram praticando uma cozinha de fusão entre o Texas e o méxico, o Tex Mex. Há imensas cadeias de Tacos, que os americanos adoram encher de todas as variedades de queijo e de frango. O Uli tem uns totopos (tortillas de milho  cortadas em triângulos e torradas , uma espécie de tortilla chips caseiros) com duas salsas, uma, bem picante e vermelha, outra, verde menos picante. Para entrada, Aguachile de Atum Ahi (um atum de pequenas dimensões e carne rosada). O aguachile é uma espécie de ceviche, típico da região de Sinaloa, no México; ao contrário do ceviche, que é marinado durante algum tempo, o aguachile é misturado com a marinada e servido de imediato. Esta marinada tem água que torna o preparado mais líquido. O atum vem cru, por não ter sido marinado no sumo de lima e tem um sabor mais verdadeiro. Costuma também ser menos picantes pelo tipo de chiles (malaguetas) usados. Trazia abacate em fatias e sementes de sésamo pretas e o atum era muito bom, com o tom bem rosado do ahi. Os tacos eram de carne de vaca, queijo Chihuahua, abacate, chicharrones (torresmos) e tortilhas de milho. (foto de capa)

 

IMG_6132.jpg

 

IMG_6137.jpg

 

 

 

IMG_6135.jpg

 

As Tostadas de Tinga têm por base uma torilha de milho tostada, galinha desfiada e cozinhada em molho de tomate e chipotle (malaguetas jalapeño secas e fumadas). Por cima queso fresco e sour cream (natas ácidas). A característica principal do tinga é precisamente o sabor fumado do chipotle.

IMG_6141.jpg

 

 

Para tirar a boca de lacaio, um favorito meu, o bolo três leches (sendo os três leites o dulce de leche, o evaporado e as natas). Leve, fresco e irresistível.

 

IMG_6148.jpg

 

Foi uma refeição cheia de sabores diferentes que adorei, com as indispensáveis margaritas. Total da refeição: $69,28.