Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

CONSERVAS DO MAR DOS AÇORES

IMG_6822.jpg

 

Hoje venho falar-vos de umas conservas de peixe dos Açores, mais propriamente de uma empresa sediada na ilha Terceira. Um grande amigo que foi aos Açores trouxe-me dois frascos de vidro com conservas da Casa do Portinho, uma de atum patudo fumado, outra de chicarro do alto fumado. São as duas conservas magníficas, do melhor que comi nesta matéria. São ambas fumadas, os chicharros pequeninos sem cabeça a comerem-se integralmente e o atum em lombo carnudo. Os temperos dos dois são diferentes, mas ambos deliciosos, de origem tradicional. Na lista de conservas artesanais do portinho encontram-se também a cavala e a veja. Mas também se vende o peixe simplesmente fumado, em postas ou partes.

A fumagem do peixe é feita com madeira local, a faia-da-terra, que lhe dá o sabor especial. A empresa tem um compromisso afirmado no site: A Casa do Portinho dedica-se à fabricação artesanal de peixe fumado e conservas genuínas e inovadoras de vários produtos da pesca, cuja matéria-prima é capturada nos Açores de forma sustentável. Assumindo o compromisso de apenas utilizar espécies cujos stocks se encontram em bom estado de conservação, pretendemos valorizar e manter vivas as tradições da nossa pesca regional através da elaboração de produtos com “alma Açoriana” que proporcionem aos nossos clientes experiências gastronómicas singulares.

 

IMG_6821.jpg

O peixe fumado de conserva em azeite e com condimentos

 

 

 

02-1.jpeg

O peixe simplesmente fumado, outro produto da Casa do Portinho a que ainda não tive acesso. Foto do site da empresa.

 

 

IMG_6823.jpg

IMG_6824.jpg

IMG_6825.jpg

Os chicharrinhos e o atum-patudo foram uma grande alegria à mesa

 

A empresa não está muito vocacionada ainda para vender para fora dos Açores. Mas penso que se mandarem mail no site vão conseguir receber cá as conservas. Eu vou tentar. Ou se tiverem algum amigo que vá à ilha Terceira, mandem um saco para encher e trazer...

  

https://casadoportinho.com/en/about-us/

 

Os pratos são da Fimissima

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.