DOIS RESTAURANTES DE COMIDA
Há vários tipos de restaurantes, mas os essenciais são aqueles onde se vai para comer. Em Portugal, este género costuma ter total ausência de decoração, muito barulho, e nada que nos tire o foco da comida. Às vezes têm redes de pesca, cebolas penduradas ou quadros inenarráveis, tudo coisas que não atrapalham nem requerem a nossa atenção. Aliás, nem a comida requer a nossa atenção. O prato não vem enfeitado, tirando a rodela de limão, nem há uma ordem para comer o que lá vem, é apenas atacar. E conversar sobre o que se comeu no dia anterior ou outros assuntos do nosso agrado. Porque a comida é sempre boa, normal, sem surpresas. Em Cascais ainda há alguns restaurantes assim. Hoje deixo aqui duas sugestões, uma mais em conta para os pratos do dia,outra um pouco mais cara. Trata-se do Barriga Cheia ( gosto do nome, não desilude) e de A Ponte. O Barriga Cheia tem a vantagem de ter várias salas, o que o torna não barulhento. A Ponte é daqueles restaurantes onde se encontram mesas compridas com grupos de apenas homens, um bom indicador porque os homens em geral vão pela qualidade da comida e não pelo décor. Aqui vos deixo fotos dos pratos que lá experimentei.
RESTAURANTE BARRIGA CHEIA
Os pratos
No Barriga Cheia, o preço dos menus de almoço vai dos 10 euros aos 12, incluindo pão e azeitonas, sopa, prato, bebida e café.
Foto de capa: dois dos pratos do dia do Barriga Cheia: frango assado com batata frita. bom tamanho do frango, batata frita de antologia.
Panado com batata frita e molho tártaro: boa fritura e a batata excepcional.
Filete de peixe-galo de qualidade superior, alto, suculento, boa capa de fritura e sabor a mar. a
acompanhar, um arroz de legumes delicioso.
Sardinhas já saborosas, embora aimnda sem a gordura da melhor época. Notável é o ponto da grelha: nada de carbonização, nada de zonas rosdadas de sangue na espinha. Dificil de encontrar este equilibrio. a quantidade é a atual meia duzia de 5.
Barriga Cheia
R. Joaquim Ereira 316, Rch, Cascais (ao pé do tribunal)
Telefone: 912 329 789
Fecha ao Domingo
RESTAURANTE A PONTE
Os pratos
Os pratos têm boas quantidades, sem deixar lugar para sobremesa.. Bom sabor, Bons produtos. preços razoáveis para o que corre hoje em dia.
Bife com molho à café - 18 euros
Daqurles que levam à letra o molho à café e fazem molho com café. Carne tenra, molho agradável, bom pão para molhar. O queijo da Beira Lacte também é uma boa escolha para entrada ou sobremesa.
Secretos de porco preto
Não demasiado gordos, bem grelhados. saborosos. 14 euros.
A Ponte
.