Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas à Mesa

EM TROMSO, NORUEGA

IMG_0625 copy.JPG

 

 

Partilho convosco as imagens da minha viagem à Noruega, em pesquisa para um novo livro. Começo por Tromso, a pequena cidade bem a norte, onde durante 4 dias houve sempre sol. Tromso situa-se numa ilha, à qual acedemos através de túneis. Um dos túneis até tinha uma rotunda!

A cidade tem uma universidade, muita gente nova e multiculturalidade. É um antigo porto de pesca, rodeado pelas montanhas que descem até aos fiordes (os braços de água salgada), sempre cobertas por neve. É um dos locais da Noruega onde mais neva, chegando a atingir mais de 2 metros. 

Dormir no primeiro dia foi dificil. Tal é a ansiedade que os noruegueses têm de luz que raramente as casas têm cortinas. Quando saímos de um concerto na igreja do Árctico (foto em baixo), cerca da uma da manhã, o sol estava alto, a ponto de ter de usar óculos escuros...

As gentes são tranquilas, amigáveis e muito viradas para o essencial. Todos os dias passam por Tromo dois barcos da carreira, um vindo do sul, de Bergen, e outro do norte. Não me sai da ideia fazer aquela viagem de cabotagem por toda a recortada costa norueguesa. 

 

tromso-map.jpg

 

 

DSC_6135 copy.jpg

IMG_0659 copy.JPG

 

Com a Justa Nobre e o Vasco, o nosso cicerone da Norge. Por trás, a estátua do norueguês Roald Amundsen, o primeiro explorador a chegar ao Pólo Sul, batendo Robert Scott. Lembro-me de, em miúda, ter achado uma enorme injustiça Scott ter sido batido.

 

 

IMG_0661 copy.JPG

 

Parte do porto de Tromso.

 

 

IMG_0749 copy.JPG

 

À porta de uma casa antiga com telhado de terra e vegetação.

 

 

IMG_0803 copy.JPG

 

Monumento ao pescador, no seu dóri.

 

 

IMG_0806 copy.JPG

IMG_0808 copy.JPG

IMG_0809 copy.JPG

 

 

 

IMG_0813 copy.JPG

 

Um moçambicano e um português cozinheiros no Ra, restaurante de sushi em Tromso

 

IMG_0817 copy.JPG

 

 

IMG_0818 copy.JPG

 

A loja de presentes com um urso polar à porta, junto ao qual toda a gente tira fotos.

 

 

 


IMG_0820 copy.JPG

IMG_0822 copy.JPG

 

 

 

IMG_0838 copy.JPG

IMG_0860 copy.JPG

 

A Igreja do Árctico, à uma da manhã.

IMG_0879 copy.JPG

 

Só nos falta o Mário Cerdeira a quem, como de costume, agradeço as fotos. Foram todos os melhores companheiros que se pode ter em viagem: sempre bem dispostos e pontuais.

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.