ESCAPADA EM PONTE DE SOR: COMER
Para comer em Ponte de Sor, deixo-lhe uma referência: o Quiosque da Relva. O local é idílico, com a ribeira de Sor como pano de fundo e um óptimo relvado para estender uma manta e fazer a sesta ou para as crianças brincarem á vontade.
O chef/proprietário é o António Prates, nascido e criado em Ponte de Sor e com escola de hotelaria feita no Estoril. Depois de ter feito carreira por fora, resolveu regressar a casa e abrir o Quiosque da Relva.
O restaurante é muito bonito, cheio de vegetação, e tem uma agradável esplanada com vista para a ribeira.
Fiz uma refeição só de petiscos, todos bem confecionados, apresentação sempre primorosa e com bons produtos. A começar, o queijinho Monte da Vinha, da Joana Garcia, complementado com um doce de abóbora. Depois, um picapau com boa e tenra carne, que acompanhei com chips de batata-doce de várias cores. Chips bem fritos e estaladiços. Cogumelos estufados foram também um bom pedido, tudo em doses fartas.
O melhor veio a seguir, uns ovos rotos com batata frita nas melhores condições, em dose abastada, abertos os ovos á chegada à mesa, como compete.
A finalizar, três sobremesas. Uma tarte de queijo, um pudim de abóbora e brownies.
O pudim de abóbora é imperdível, pelo sabor e pela textura húmida. Mas os brownies são do melhor que já comi: cozidos no ponto em que ainda ficam húmidos, e permeados de filamentos de amêndoa crocantes.
Se passar o fim-de-semana e ponte de Sor, acho que vai querer ir almoçar e jantar no Quiosque da Relva. E ao outro dia também.
Queijinho Monte da Vinha
Cogumelos com bacon
Chips de batata doce
Ovos rotos
Pudim de abóbora
Tarte de queijo